TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Exames: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

CiênciasSociais: O individuo e a sociedade

Atividade de Autodesenvolvimento - Processo de socialização.

Passo 1:

A socialização é um processo de aprendizagem e assimilação de hábitos característicos de um grupo social, é continuo e realizado através da comunicação.

O processo se dá desde os primeiros dias de vida, porém o primeiro e talvez mas o mais importante é o processo primário, que é aquele em que a criança estabelece relações com sua família, além do caráter biológico, ao socializar-se com os membros da família a criança constrói a estruturação fundamental para a socialização da pessoa ao longo de sua vida.. Na escola muitas vezes nos identificamos mais com alguns colegas do que com outros, por estes terem o “mesmo” modo de pensar e agir que nós, e muitas vezes quando a criança não consegue estabelece uma boa relação com o restante da turma, esse é alvo de piadas e de respeito, o que hoje é caracterizado “bulling”.

Assim, o processo de socialização é muito importante em todas as etapas, pois dependendo de como o individuo se relaciona com os demais, este pode sofrer preconceitos, o que pode acarretar em várias frustações, afetando assim a vida social.

A vida humana está profundamente ligada à vida em sociedade. Quando este tema é analisado, por exemplo, por uma linha da Sociologia segundo a qual o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo e, assim, coloca-se o ser humano como um produto da interação social. Observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituirá o indivíduo com os mesmos traços e atitudes sociais ao meio que em que se vive.

Diante disso, o conceito de socialização, que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquirem as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive, por outro lado, os mecanismos da socialização não inviabilizam que o indivíduo adquira personalidade própria. Isto quer dizer que, socializados, os indivíduos não se tornam todos iguais, apenas compartilham certos traços que permitem sua identificação como parte de um grupo específico.Certas personalidades adquirem destaque no conjunto da vida social, que podem acabar sendo “copiadas”, contribuindo assim para o processo de socialização. É assim que surgem os “heróis”, que se tornam símbolos sociais expressivos ao apresentarem traços de personalidade que inspiram a imitação. Os heróis refletem muito sobre a própria sociedade.

A vida em sociedade é pautada em relações sociais que se estabelecem a partir de posições sociais definidas em termos de prestígio social. Por sua vez, a posição que um indivíduo ocupa na sociedade é chamada de status.

A posição social do indivíduo acaba por determinar o comportamento ou o seu papel social, além de estabelecer normas de condutas para serem seguidos, fixa, direitos obrigações. Em outras palavras, a posição social do indivíduo pode torná-lo um objeto de admiração ou de recriminação.

Por outro lado, destaca-se que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com