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Ciências Sociais

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Por:   •  2/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  242 Visualizações

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Introdução

Ciências Sociais denominam-se de sociais por se encurvarem sobre as realidades Sociais ou fenômenos da realidade Social. Todas as ciências sociais têm como objetivo uma única realidade social que pode ser estudada mediante variadas abordagens.

Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de argumentos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo.

Reconhecemos a existência de uma interdependência entre as Ciências Sociais que resulta muitas vezes que avanços numa determinada disciplina possam ser utilizados noutras disciplinas das ciências sociais. Esta particularidade, durante muitos anos apontados como uma fragilidade das ciências sociais é hoje apontada como uma medida em que a partilha de conhecimentos interdisciplinares pode ser fundamental contribuição para a construção do conhecimento humano.

Cultura: Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada sociedade transmite a seus membros através da educação sistemática e da convivência social. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros.

A cultura em si, é aquilo que faz com que o Homem seja aquilo que é numa sociedade específica e num tempo próprio. Falar de cultura é, essencialmente, falar do Homem, das suas faculdades, do seu desenvolvimento, da sua maneira de ver e entender o cosmos, de compreender o sobrenatural. A cultura é o desejo permanente e incessante do Homem se conhecer, crescer no mundo e escrever a história.

A palavra cultura pode, também, exprimir a totalidade, ou uma parte do pensamento e das ações que distinguem uma sociedade de outras. Assim, podemos dizer que o fator cultural na vida dos povos, é o que de mais essencial faz perpetuar a sua maneira de ser e de estar no mundo. Deste modo, podemos afirmar que há uma pluralidade de culturas que convivem em diferentes tempos e lugares.

Por fim, ressaltando, todos os seres humanos têm cultura, e que a cultura não é inata nas pessoas, mas é adquirida na convivência em grupo.E o lugar ideal para a aquisição, desenvolvimento e conscientização da importância da cultura, ainda é a escola. Nela alunos e professores trocam experiências, vivências e singularidades. Convivem diariamente com as diferenças e praticam a “inclusão cultural”.

Sociedade: Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Fischer).

A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham idéias, costumes, vontades, preocupações, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, que pode ser formada por membros da família ou também por pessoas próximas, unidas por esse conjunto. Ela pode ser constituída por pessoas com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas.

Pessoas de diferentes nações (como por exemplo, vindas de outro país formam sociedades, que muitas vezes são fechadas entre si) unidas por suas tradições, crenças e ideais também são chamadas de sociedade.

Por fim, a sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas, também existem as sociedades animais.

Indivíduo por sua vez, pode-se definir como pessoas de diferentes sociedades, culturas, etnias, crenças e de classes sociais totalmente desiguais, mas que conseguem de uma forma ou de outra conviver entre si, sendo no trabalho, como chefes e ou empregados, ou no próprio meio em que vivem por terem uma desigualdade muito grande de situação financeira.

Enquanto alguns vivem em verdadeiras mansões, outros estão morando em casebres sem a menor infra-estrutura necessária, ou até mesmo debaixo de pontes sem ter muitas vezes nem alimentação necessária.

O mundo da vida cotidiana é objeto de uma interpretação dos homens que lhe conferem significado e sentido. A consciência dirige-se sempre para objetos físicos ou interiores, de forma intencional, e participa de esferas diferentes da realidade, ex. a transição do sonho para despertá-lo.

Esta realidade aparece à consciência geograficamente determinada e simbolicamente ordenada pela linguagem. A presença imediata enquadrada, na realidade da vida cotidiana, constitui o centro de atenção da consciência, e a consciência, experimenta a vida cotidiana, em graus diferentes de aproximação e distância.

A realidade existe para várias consciências ao mesmo tempo, ou seja, a realidade da vida cotidiana impõe-se a si mesma, isto é, ela é independente da consciência que a atinge.

Esta realidade afirma-se perante a consciência como real, ou seja, existente de fato.

A consciência é envolvida numa rotina dentro da vida cotidiana, e a interrupção dessa rotina, abre um setor problemático na realidade de uma consciência. A consciência, apesar de envolvida numa só realidade, insere-se em outros níveis dessa realidade.

A atenção foca-se num aspecto particular e como que entra em outro mundo, exemplo: cinema, teatro e sonhos: mas depois retorna sempre à realidade predominante, ou seja, na vida cotidiana.

O relacionamento social

O face a face com o outro, é a principal forma de relacionamento social, em que duas consciências se apreendem mutuamente através de uma reciprocidade de expressões.

A presença do outro é uma realidade que se impõe por si mesma e é continuamente acessível a uma consciência. As formas de relacionamento consistem em esquemas tipificados como: vendedor/comprador, aluno/professor, etc.

O interesse e a intimidade determinam o grau de anonimato ou proximidade da relação entre consciências, podendo essa relação ser tipificada em termos abstratos

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