TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Casos: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  4.006 Palavras (17 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 17

Faculdade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo - Ananindeua-PA

CIÊNCIAS SOCIAIS

Curso: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2º SEMESTRE

Tutor (a) Distância: José Henrique Ajala.

Profª a distância: Profª Mª Cláudia Regina Benedetti

Tutor (a) Presencial: Reginaldo Camelo

Alessandra Azevedo Gama 350867 Agama7393@gmail.com

Danúsia Santos de A. Xerfan 350127 Danusia_xerfan@yahoo.com.br

Flávia Laenna C. da Silva 364771 Flavia_laenna1@homail.com

Jean Francisco Ferreira Ruffeil 370885 jmmruffeil@gmail.com

Lorena Pereira da Silva 375923 admlorena@yahoo.com.br

O termo cultura tem diferentes associações, conforme o desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe, ou de toda uma sociedade. A cultura estrutura-se como um todo nas diferentes sociedades, formando sistemas culturais. Um todo complexo porque compreende um conjunto de elementos interdependentes que se inter-relacionam de forma harmoniosa numa dada sociedade. Os elementos culturais interdependentes são: Traço cultural, complexo cultural, subcultura, padrão cultural.

A cultura congrega conhecimento, artes, moral, leis, costumes, aptidões, hábitos adquiridos, herança cultural, tradição social, toda e qualquer necessidade básica como resposta ao ambiente, expressa modo de vida, povo, ocupação, territorialidade, instituições, linguagem, instrumentos serviços e sentimentos.

Não há como pensar a sociedade sem pensar os indivíduos que a compõe. Ela se dá numa relação de interação, se constrói e se estrutura, economicamente, culturalmente, politicamente... porque o homem faz parte dela como se ajusta as suas estruturas organizacionais. Pensar a sociedade sem estar inserido no seu contexto histórico, e estar fora dela, da cultura que a sustenta, como ciência.

A vida em grupo, é que transforma o animal homem em um ser humano, podemos afirmar com relativa segurança. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as características que chamamos humanas. A sociedade precede o indivíduo,sendo o ser humano um produto da interação social.Está claro que essa afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo uma concordância de todos os cientistas.

Há dois tipos de socialização. Primaria e secundaria. Primaria é a primeira que o individuo experimenta na infância em virtude da qual se torna membro da sociedade. Secundaria é qualquer processo que introduz o sujeito socializado em novos setores da sociedade.

Obviamente a socialização primaria é mais importante para individuo, pois ela é a base da socialização secundaria que se concentra na primaria. Cada individuo nasce em uma estrutura e dentro dela se encontra outros significados que são impostos.

Na socialização primária temos um exemplo de uma criança de classe social baixa, cujo a mesma inseri-se na sociedade, caracterizando a sociedade secundária, onde as oportunidades devem ser as mesmas para todos, independente de classe social, como educação de qualidade, moradia, saúde, acesso a cultura, ou seja ênfase na sociedade igualitária, citada em programas de governo. Sendo que na prática tudo e totalmente oposto.

É necessário programas governamentais de incentivo a cultura, educação onde as crianças independente de classe social se habilitem e se preparem para o mundo, com características de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O dinheiro público deve ser investido de forma efetiva e eficaz, para a melhoria da sociedade e construção de um futuro melhor e com perspectivas para jovens e adultos.

Outra problemática da vida cotidiana, refere-se aos coletivos urbanos, frotas reduzidas, sem manutenção, sujos, com lotação excedida. A cada dia fica mais difícil trafegar nos mesmos, sendo que o preço da passagem e inversamente proporcional a quantidade de veículos.

A solução para esse problema é conscientizar as viações para investirem em melhorias nos coletivos, trabalharem com estações, evitando o gasto excessivo com passagens, enfim trazer melhoria e dignidade para a grande massa que utiliza esse tipo de transporte. O BRT ,é uma outra opção de melhoria, transporte coletivo com capacidade elevada de passageiros, cujo há pontos estratégicos de parada, retirando assim todas as outras linhas que trafegavam na via principal.

O transito caótico, caracterizado pelo excesso de veículos, linha leve e pesada, motocicletas entre outros, que compõem o transito de uma grande cidade, está aumentando a cada dia o fluxo desses veículos, ocasionando congestionamentos quilométricos, emissão de gases poluentes, transformando nossas cidades em ilhas de calor, e perfurando a camada de ozônio, comprometendo a biodiversidade.

As pessoas devem se conscientizar que quanto maior o numero de veículos trafegando, mais problemas irá ocasionar nas grandes cidades, portanto e necessário controlar e reduzir os veículos que trafegam diariamente, uma espécie de revezamento através das placas dos mesmos. Não esquecendo a conscientização dos condutores, que muitas vezes possuem dois ou três carros em casa, e saem todos ao mesmo tempo, na maioria das vezes para a mesma via de destino, e não querem perder sua liberdade e conforto, ocasionando congestionamentos diários e poluição literalmente.

O filme A Classe Operária vai ao Paraíso de Elio Petri Ictália, 1971 , Traz a tona à questão do debate em torno do engajamento dos operários na vida política européia e particularmente, italiana. Lulu o personagem principal da trama, ganha destaque devido ser um operário padrão e desperta a ira de seus colegas de trabalho, tido como exemplo pela direção da empresa. Essa busca desenfreada por produzir, tem como objetivo ganhar uma premiação extra no salário referente a uma premiação por peça.

Depois de sofrer um acidente de trabalho, e na condição de desempregado, o operário é obrigado a encarar sua posição de indivíduo deformado pelo capital, vendedor de força de trabalho, consumidor de mercadorias, incapaz de corresponder à expectativa da família, dos companheiros de trabalho e do capital simultaneamente. Ele conscientiza-se da própria alienação, e paulatinamente se integra na atuação sindical, que culmina na sua readmissão ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com