TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Ensaios: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  230 Visualizações

Ciências Sociais

Etapa 4

Passo 3

Problematização/ Reflexão da exploração do Meio Ambiente

Problematização é um jeito de olhar para objetos e situações comuns com um distanciamento necessário para que haja desnaturalização, uma desconstrução das noções de verdadeiro/falso, certo/errado, bonito/feio, etc.

Problematizar é desprender-se criando uma distância crítica que nos permita não ser mais engolidos nem escravizados pelo que produzimos.

Argumentos como homens são naturalmente mais inteligentes foram por muito tempo utilizado.

Muitos fatos como a luta feminista para terminar com as diferenças entre homens e mulheres e outros como o homossexualismo é uma tentativa de homogeneização, um sufoco do desejo que faz necessária a problematização diária do que nós mesmos produzimos como verdades.

Hoje vivemos uma avalanche de discussões sobre problemas ambientais. A destruição da camada de ozônio, ao efeito estufa e aos efeitos das mudanças climáticas globais na vida de todos nós. Outros problemas como as queimadas, da ação devastadora da agricultura e da pecuária extensiva.

Há também inúmeras discussões sobre as significativas alterações na qualidade das águas. Há sempre o polêmico uso da energia nuclear e seus resíduos tóxicos.

Com base nesse pequeno histórico de problemas ambientais, todos concordam que o meio ambiente não suportará a continuidade de mais um século de exploração humana.

Para reverter tudo isso, tem que ter um grande comprometimento de todos na busca de um desenvolvimento sustentável, a começar pelos governantes, empresários, instituições educacionais e de toda a população.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com