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Ciências Sociais

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Por:   •  12/3/2014  •  3.612 Palavras (15 Páginas)  •  170 Visualizações

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UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PÓLO PIACATU

ADRIANA CRISTINA BONFIM – 417342

LUCAS VIANA DO CARMO – RA 412154

MARCOS WILIAN VERGA– RA 412167

NATÁLIA DA SILVA CAMPANHA - 412197

OLIRIA ELAINE BONFIM - 417372

THYAGO RUANO SANTANA – RA 417383

CIÊNCIAS SOCIAIS

TURMA N10 – 2º SEMESTRE

PIACATU – SP

2013

ADRIANA CRISTINA BONFIM – 417342

LUCAS VIANA DO CARMO – RA 412154

MARCOS WILIAN VERGA– RA 412167

NATÁLIA DA SILVA CAMPANHA - 412197

OLIRIA ELAINE BONFIM - 417372

THYAGO RUANO SANTANA – RA 417383

CIÊNCIAS SOCIAIS

TURMA N10 – 2º SEMESTRE

Trabalho elaborado para fins de avaliação da Disciplina de Administração referente à Disciplina de: Ciências Sociais do curso de Administração da Universidade ANHANGUERA - UNIDERP, sob Orientação do Professor Interativo Grasiele Aparecida Lourenço e da professora-tutora presencial Lucila de Toro Gomes Marchi.

PIACATU – SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUçÃO 3

1. SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE 4

2. ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTÓRICOS E CULTURAIS 6

3. DESIGUALDADE SOCIAL 8

4. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 11

5. CONCLUSÃO 13

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste na produção de um Relatório Acadêmico, ou seja, um conjunto de registros argumentativos, críticos, reflexivos sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade.

Ao entender que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais.

Este desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.

1. SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE

O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seus limites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver num bairro elegante. Este conhecimento está claro, é partilhado tanto por aqueles que são também pobres, quanto por aqueles que se acham em situação mais privilegiada. A participação no acervo social do conhecimento permite assim a “localização” deles de maneira apropriada.

Isso não é possível para quem não participa deste conhecimento, tal como os estrangeiros, que não pode absolutamente me reconhecer como pobre. Talvez porque os critériossde pobreza em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se uso sapatos e não pareço estar passando fome? (Berger; Luckmann, 2006, Pags. 62 e 63).

Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar. O organismo humano mesmo com limites fisiológicos manifesta uma imensa plasticidade nas suas respostas às forças ambientais que atuam sobre eles. Aqui o autor fala da plasticidade do homem, o homem tem sua natureza, mas também a constrói e ainda se produz a si mesmo.

Por exemplo: O que faz do homem dono dele mesmo é a capacidade de plasticidade (adaptação) que ele tem, ele quando nasce é envolvido em um contexto social que já existe repleto de valores e mesmo assim ele dá sua contribuição. Institucionalizar é fazer algo tornar-se habito em determinada cultura cujo damos o nome de típico. Presume-se que ações do tipo X sejam realizadas por sujeitos do tipo X.

Deve-se saber que o caráter controlador é algo puro da institucionalização. As tipificações são expressas em padrões específicos de consultas. Exemplos: formamos um conceito sobre como algo deve ser e inserimos em um tipo para depois ficar mais fácil consultar como deve ser. Esse exemplo acima é chamado no livro de processo tipificado.

O processo tipificado é o mediador entre idéias e cotidiano. É como se esse processo fosse um banco de dados onde armazeno as idéias de como as coisas são concretamente falando. Segundo o autor a sociedade é um produto humano, a realidade é uma realidade objetiva e o homem é um produto social. Esta realidade chega à nova geração por meio da tradição. Ou seja, somos colocados no meio dessa realidade, nós não temos a opção de não entrar nela. Não estamos afirmando que há pré-determinismo, ou seja, que as coisas vão acontecer assim ou assado independente daminha vontade, o que está sendo colocado é que o sujeito já nasce numa realidade institucionalizada

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