TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Monografias: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CULTURA 5

INDIVÍDUO 6

SOCIEDADE 6

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO 8

DESIGUALDADE SOCIAL 10

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL 10

MEIO AMBIENTE 12

COMO PRESERVAR O AMBIENTE 13

SOCIOLOGIA DO MEIO AMBIENTE 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

INTRODUÇÃO

No presente trabalho procuramos relatar as divergências sociais e o papel da sociedade diante dos enormes problemas de desigualdade e do meio ambiente em que vivemos e a importância dos fundamentos da sociologia para a resolução dos problemas.

DESENVOLVIMENTO

No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.

Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeadas de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias, enquanto outros nem sequer tem o que comer durante o dia.

Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

Interações sociais e suas consequências são interesses comuns na sociologia. A Sociologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os meios de comunicação em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no seu interior.’’

Os fundamentos da sociologia estão voltados para encontrar uma forma de conhecimento comprometida com emancipação humana. Ela pode ser um tipo de conhecimento orientado no sentido promoção do melhor entendimento dos homens acerca de si mesmos, para alcançar maiores patamares de liberdades políticas e de bem-estar social.

A temática das Ciências Sociais atua com a consciência na sociedade para que compreendamos devemos conceituar Cultura, Indivíduo e sociedade o que faremos a seguir:

CULTURA

Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), estando em permanente processo de mudança.

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

A cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.

Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

INDIVÍDUO

É todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.

Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo?

Refere-se à personalidade, a singularidade do ser. O indivíduo, enquanto entidade única, a individualidade. Refere-se à identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros. A individualidade está profundamente ligada à percepção de si, como ser construído historicamente (Marx), pelo discurso (Foucault) ou pelos efeitos do inconsciente (Freud), cada abordagem filosófica ou científica, determina a construção da identidade dentro sua abordagem, ou em cada tempo o zeitgaist que o determina. O homem interpreta a realidade a partir dos diversos discursos, da palavra posta, das "verdades" produzidas e legitimizadas, através de complexas relações de poder. O sujeito tem sua individualidade determinada pelas falas produzidas por outros e a partir de sua própria interpretação de si no mundo.

SOCIEDADE

Em sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com