TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Resenha: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

PeteCada vez mais, o principal ativo estratégico das empresas torna-se intangível. O “saber fazer” algo que poder ser exclusivo seja um produto ou serviço passa a ser um diferencial até mais importante do que todo o patrimônio imobilizado. A gestão do capital intelectual preocupa-se também com a proteção do conhecimento por meio de registros e patentes.

Atualmente, as organizações enfrentam o desafio de aumentar seu ativo tecnológico diante de num cenário de redução da força de trabalho. Ainda que consigam investir em equipamentos e novos sistemas, as empresas vêm sofrendo perdas de pessoas, o que é motivo suficiente para que busquem desenvolver processos de gestão do capital intelectual de modo que possam não só preservar também ampliar sua capacidade tecnológica e valorizar o conhecimento organizacional.

A competitividade é eficácia de qualquer organização depende da capacidade de seus profissionais em criar e inovar, em busca dos mesmos objetivos. Para isso, é preciso que haja um ambiente favorável ao aprendizado e ao desenvolvimento do potencial de cada um.

O fator humano é fundamental para o enriquecimento e disseminação dos conhecimentos, pois nem sempre a informação encontra-se explícita e acessível. A experiência e a vivência só podem ser compartilhadas num ambiente de cooperação e de trabalho em equipe. São aspectos que independem da implantação de um poderoso sistema de informação. A questão nesse caso é dar condições para que os profissionais tenham mobilidade e possam se tornar parceiros do empreendimento, não só dominando tecnologias, mas, sobretudo conhecendo bem o negócio da empresa, bem como as necessidades de seus clientes.

A gestão do capital intelectual pretende dar condições para que as empresas planejem, pensem e aprendam estrategicamente, visando o sucesso permanente e sustentado. Não é uma solução pronta e acabada nem tampouco um produto para ser comprado e instalado. Trata-se de um processo permanente e contínuo, que deve ser liderado pelo mais alto nível da organização para que os profissionais sejam estimulados a buscar um objetivo comum e estejam engajados na busca do melhor resultado.

Enviar para amigoImprimir

r Senge e Thomas StewartPeter Senge e Thomas Stewart

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com