TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Trabalho Escolar: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 6

Ciências sociais

1-A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)

Res: A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuírem para a consolidação do capitalismo.

2-O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?

Res: a burguesia comercial

3- Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:

Res: compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé.

4-A partir do século XV, o Renascimento possiblitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são:

Res: A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos.

5-No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por quê:

Res: supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade.

6- ENADE 2004

"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos."

ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que:

Res: O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.

7- A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.

Pode-se afirmar que as conquistas no início do século XX são decorrentes de:

Res: a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses

8-O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:

Res: a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista

9-Max Weber elaborou importante teoria sobre os tipos ou formas de poder e de dominação. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, contém os três tipos de poder e de dominação:

Res: Legal ou racional, tradicional e carismático

10-No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais a afirmar que "o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.

Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.

Res: A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.

11-O positivismo derivou do "cientificismo" que significa a crença no poder da razão em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida dos homens. Qual é o objetivo do positivismo?

Res: Substituir as explicações teológicas e do senso comum por meio das quais o homem explicava sua participação na vida social.

12-A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a este contexto.

Res: A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população.

13-O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:

Res: Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global.

14-O desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos sobre os meios de produção e o conseqüente aumento da produtividade, estão eliminando postos de trabalho manual e provocando mudanças nos setores sociais, principalmente nos países__maiss__industrializados.

Assinale a alternativa correta.

Res:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com