TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

~Ciências Sociais

Pesquisas Acadêmicas: ~Ciências Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 9

Significado de Cultura, Sociedade e Indivíduo..

Cultura:

Forma comum e aprendida da vida, que compartilha os membros de uma sociedade e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicos, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece.

Cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimentos, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Sociedade:

A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedade é um sistema de símbolos, valores, normas, como também é um sistema de posições e papéis. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, Sociedade Anônima, Sociedade Civil, Sociedade Artística etc. A origem da palavra sociedade, vem do Latim Societas, que significa Associação amistosa com os outros.

Também pode se dizer que é uma Estrutura formada pelos grupos principais ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum.

Indivíduo:

É o ser apenas biológico, que se distingue de pessoa social, toma-se por indivíduo um representante da espécie, como por exemplo um cão, entre vários cães é um indivíduo. Esse termo não é monopólio do mundo animal, pois, de modo geral, uma rosa é indivíduo do canteiro.

Habitualmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente à uma pessoa. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento que balizam conduta do indivíduo em um grupo. O homem mais que formador da sociedade é um produto dela.

“A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”

O filme fala sobre um trabalhador operário-padrão que se submete voluntariamente a um ritmo desumano de produção, como o objetivo de ganhar um dinheiro extra que se refere a uma premiação por peça.

Nem de longe ele parece ser o mais indicado a liderar qualquer luta sindical, pelo motivo de que o movimento sindical luta justamente contra a esse sistema de produção por peça, representando uma regressão em relação á remuneração por tempo de trabalho. Com esse método de trabalho, os trabalhadores na esperança de melhorar de vida acabavam se submetendo a trabalhar de sol a sol de uma forma desumana. Ele não da bola para a luta, e pior ainda, serve de referência de produtividade dentro da empresa para forçar os colegas a trabalharem mais. Nesse processo de trabalho intenso e sem descanso o trabalhador torna-se alienado por se sentir um objeto e não um sujeito.

Ele se deslumbra com o que começa a adquirir (casa,mobília,etc..), ganha inimizade dentro da empresa, se preocupando somente com o serviço, já não dá mais atenção para e esposa e acaba ficando sozinho.

Com o incidente, acaba demitido e aos poucos integra a atuação sindical que resulta na sua readmissão ao emprego, mas ele já não tem a mesma vontade, empenho e ilusões de operário-padrão como antes.

Começa a entender que é preciso superar a alienação de achar que tem que trabalhar alem do que o ser humano consegue para ter mais ganhos ou adquirir mais bens. O trabalhador tem sim que lutar por seus ideais.

Nesse momento se dá início a uma luta de classes sociais. Por meio de greves e mobilizações coletivas desenvolve o aprendizado político, percebendo o poder da ação coletiva, a importância do debate democrático, a necessidade da organização.

No final do filme, há uma nota positiva, mostrando que a consciência se gera na luta direta, promovendo a conciliação de contradições entre os interessados. Com o tempo essa conciliação de contradições avança. Não existe uma mágica na criação de uma sociedade. Existe sim um lento processo, que só se aprende na prática.

Reflexão:

Este filme se passa na década de 70, e fala sobre a forma de trabalho, de consumo, e como a sociedade se comportava naquela época.

O personagem do principal do filme é Ludovico Massa, um operário-padrão que trabalhava de uma forma desumana de trabalho por produção, a fins de aumentar o salário que se refere a uma premiação por peça.

Com o passar do tempo ele trabalha cada vez mais, por consequência ganha mais dinheiro, ficando cada vez mais aficionado pelo dinheiro comprando casa, mobiliando etc ...

Com tudo isso, vai se alienando, Tendo foco somente no trabalho, achando que ali, ele acharia a solução de seus problemas. Ele se torna um funcionário exemplo para forçar os colegas a trabalharem mais. Com isso, ele deixou de lado colegas, amigos criando inimizades e deixando a família de lado, ocasionando o abandono da esposa e ficando sozinho.

Com o incidente, ele não tem mais valor para empresa, que por não conseguir mais ter a mesma agilidade acaba sendo demitido. Com esse acontecimento, ele vai aos pouco integrando a atuação sindical. A força sindical não deixa se levar por métodos de trabalhos que só favorecem empresas, ela luta por seus ideais de não deixar os trabalhadores alienados e fazem com que eles exijam seus direitos.

Já dentro da atuação sindical e retorna a trabalhar, mas já não tem a mesma vontade e nem ganância de trabalhar desta forma.

Neste momento começa uma luta de classes sociais. Por meio de mobilizações coletivas e greves, os sindicais desenvolvem o aprendizado político. Aprendem a necessidade organizacional, a importância e o poder do debate e ação coletiva.

Imagens Compartivas:

“A ilha das Flores” retrata exatamente como as diferenças de classes(política,econômica e cultural) funcionam diante da sociedade.

Mostra que todo ser humano é livre, e essa liberdade é que da esperança para o ser humano seguir em frente independente da sua classe social.

O filme “bumbando” fala sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com