TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Exames: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  2.214 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

1-) Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.

Revolução urbana, estímulo à pesquisa científica e tecnológica, mecanização, o lucro como medida de toda atividade econômica, industrialização e expansão marítima.

4-) Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a ilustração.

Direitos, autonomia, liberdade, racionalismo, pacto social.

5-) "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens."Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:

a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por que?

Sim, considera, por que no texto esta escrito que as convenções tem autoridade legítima entre os homens,isso quer dizer que quem tem mais poder aquisitivo, tem maior autoridade.

b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?

Rousseau considera que apenas as convenções podem legitimar a autoridade, na medida em que correspondam à vontade da coletividade.

7-) O que o homem da Ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência hoje?

Esperava que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana. Espero mudanças no aspecto de vida das pessoas e com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida.

9-) Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por quê?

A fonte de riqueza de uma nação, para Adam Smith, era o trabalho, pois era ele que transforma a matéria-prima em produto.

* Segundo o autor, quais as condições sociais e econômicas que favoreceram o desenvolvimento do pensamento burguês do século XVII?

Desenvolvimento técnico científico, excedente agrícola, retomada do comércio, crítica ao absolutismo. crítica a igreja, ideais de liberdade igualdade e fraternidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com