TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Artigo: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 18

CIÊNCIAS SOCIAIS

Fazer teste: Questionário Unidade I (2014/2)

Pergunta 1

Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (França, 26/08/1789):

“Art.1 – Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas senão na utilidade comum.”

“Art. 2 – O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.”

“Art. 3 – O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.”

As ideias anteriores mostram que as revoluções burguesas representaram uma ruptura em relação:

a. À ordem econômica, particularmente, as antigas formas de trabalho baseadas na produção artesanal, embora as práticas culturais e políticas medievais não tenham sofrido alterações.

b. Às ordens políticas e econômicas baseadas na disseminação de ideias científicas e no trabalho assalariado e livre.

c. Às ordens política, econômica e social, ou seja, ao teocentrismo, ao trabalho artesanal e independente, bem como aos costumes feudais.

d. Ao trabalho subordinado à divisão social e técnica, característica da sociedade capitalista, bem como os direitos individuais.

e. Ao estado laico predominante nas sociedades feudais.

Pergunta 2

“A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”

(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. “A ideologia alemã”. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.)

Com base nessa citação do livro “A ideologia alemã”, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:

a. O capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.

b. O capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.

c. A produção de ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.

d. A perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecidas no modo de produção.

e. O pensamento marxista surgiu no início da Revolução Francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.

Pergunta 3

“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.” (MARTINS. “O que é sociologia”. São Paulo: Brasiliense, 1992).

A partir do fragmento anterior, qual a função da sociologia?

a. Investigar os problemas sociais para contribuir para que o parlamento tenha posições políticas isentas.

b. Investigar os problemas sociais tendo como referência as explicações religiosas.

c. Investigar e analisar as condições de vida da classe dominante.

d. Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.

e. Investigar os problemas sociais para participar das discussões políticas

Pergunta 4

As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.

A partir do texto anterior, podemos afirmar que esse fenômeno favoreceu o surgimento:

a. Da burguesia assalariada.

b. Do operariado urbano.

c. De servos voluntários.

d. Do campesinato.

e. Da elite política.

Pergunta 5

“(...) A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.” (MARX, K. e ENGELS, F. “Manifesto Comunista”. 1848)

A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:

a. Na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras.

b. No mundo moderno, as classes alcançam um maior grau de diferenciação e conseguem definir seus papéis sociais buscando uma maior integração entre si.

c. Na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isso somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.

d. Nas sociedades antigas, as classes são definidas de acordo com os costumes comunais, ficando as lideranças dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados.

e. Na sociedade capitalista há uma grande força moral que une os homens em virtude da interdependência que cada um possui em relação ao trabalho do outro.

Pergunta 6

A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:

I. A sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com