TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  3.188 Palavras (13 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

No relatório acadêmico a seguir, abordaremos a temática das Ciências Sociais e a sua importância para a sociedade.

Faremos a pesquisa das definições de cultura, indivíduo e sociedade e depois de refletir sobre estes conceitos o grupo irá propor soluções para os problemas visualizados.

Na sequência, compreenderemos os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais e também sobre questões como: trabalho, consumo e sociedade, através do filme “a classe operária vai ao paraíso” do Diretor Elio Petri, que nos ajudará ainda a entender quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual.

Outro ponto importante discutido no nosso relatório, é a questão da desigualdade social, através dos documentários “Bumbando” e “Ilha das Flores” e das imagens escolhidas vamos refletir sobre situações do cotidiano que tratam deste problema e ainda relacionaremos esses fatores com os fundamentos sociológicos.

A exploração do meio ambiente também será abordada pelo grupo, com a análise do documentário “Pajerama” veremos como esse problema cresce a cada dia e atinge a sociedade em geral.

Enfim, vamos interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformações as relações sociais e nos conscientizar sobre a realidade que nos cerca.

A elaboração deste trabalho será de grande importância para o grupo, pois através dele vamos adquirir mais experiência e aprendizado como futuros gestores.

ETAPA 1

DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Cultura

Quando pensamos em cultura, a primeira coisa que vem a cabeça é conhecimento, ou seja, uma pessoa tem mais cultura do que outra porque é mais culta, é mais inteligente.

Mais esta definição não serve no estudo da sociologia, a seguir abordaremos as definições de cultura no contexto da sociologia.

A cultura, para os antropólogos em geral, constitui-se no conceito básico e central de sua ciência, afirma Leslie A. White (In: Kahn, 1975:129).

Todas as sociedades, rurais ou urbanas, simples ou complexas, possuem cultura.

Para os antropólogos a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.

Edward B. Tylor (1871) foi o primeiro a formular um conceito de cultura, em sua obra Cultura Primitiva, “ele propôs: a cultura é o todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer aptidões adquiridas pelo homem como membro da sociedade”.

Esse conceito predominou no campo da antropologia por várias décadas.

Para Ralph Linton (1936), a cultura de qualquer sociedade “consiste na soma total de ideias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau, participam” (1959:316).

Esse autor atribui dois sentidos ao termo cultura: um geral, significando “a herança social total da humanidade”, outro específico, referindo-se a “uma determinada variante da herança social”.

Franz Boas (1938) define cultura como “a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social...” (1964:166).

Para Felix M. Keesing (1958), a cultura é “comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experiência adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou, ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social” (1961:49).

A importância da cultura reside no fato de que ela proporciona o conhecimento e as técnicas que permitem ao homem sobreviver física e socialmente, e dominar e controlar, na medida do possível o mundo que o rodeia.

A importância central na definição de cultura é o fato de ser ela, ao mesmo tempo, aprendida e partilhada.

Indivíduo

De acordo com o dicionário online de português indivíduo é todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.

Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

O indivíduo para a sociologia é o indivíduo social, que precisa do transporte público, que ganha um salário, não tem como se sustentar e que não tem onde morar, ou seja, o indivíduo é aquela pessoa que vivencia todos estes problemas sociais que a sociologia trata como fato social.

Sociedade

É um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas, é um sistema de símbolos, valores e normas e um sistema de posições e papéis.

Para Émile Durkheim, a sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas; porém essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.

Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário.

A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA

Segundo Hoebel e Frost (1981:28), a sociedade e a cultura “não são uma coisa só. A sociedade humana é constituída de pessoas; a cultura é constituída de comportamento de pessoas. Podemos dizer que a pessoa pertence à sociedade, mais seria errado afirmar que a pessoa pertence a uma cultura; o indivíduo manifesta a cultura”.

As culturas atendem aos problemas da vida do indivíduo ou do grupo, e as sociedades necessitam da cultura para sobreviverem. Ambas estão intimamente relacionadas: não há sociedade sem cultura assim como não há cultura sem sociedade.

Através das pesquisas, percebemos que tanto as culturas como o indivíduo e a sociedade estão interligados, pois o indivíduo é um ser social que tem a sua cultura e está inserido dentro da sociedade.

Partindo deste pensamento, vemos que eles são a base do estudo da sociologia, pois a sociologia estuda a dimensão social da conduta humana, as relações sociais que a ela estão associados.

Na realidade ao refletirmos os significados de cultura, indivíduo e sociedade, estamos analisando os problemas existentes na vida cotidiana nos diversos segmentos sociais.

Cada dia surgem novos problemas sociais, as pessoas não tem acesso a educação, não tem condições de moradia, passam fome,

Na opinião do grupo, o melhor caminho para começar a mudar esta realidade é fazer uma reorganização da sociedade.

Mais para isso acontecer o governo precisa estar à frente, e sabemos que uma das maiores dificuldades para que a reorganização aconteça é a corrupção, pois este é um ponto fortemente considerável que impede o crescimento econômico, político e social brasileiro.

O Brasil deixa de se desenvolver devido às práticas ilícitas, e seus problemas internos estão cada dia mais esquecidos, problemas como os de moradia que poderia ser solucionado rapidamente, não são, pois os efeitos da pobreza são mais vantajosos para aqueles que têm pretensão de subir ao poder.

E para melhorar a questão social em nosso país, só temos um caminho, na hora de votar é preciso saber a quem estamos dando o poder, só assim conseguiremos um final feliz para esta dura realidade.

ETAPA 2

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO

O filme trata de assuntos relacionados ao capitalismo, Lulu um trabalhador que se comparado com os dias atuais seria o “operário padrão” da empresa. Essa empresa trata-se de uma fabrica de motores. Ela passa a adquirir os sistemas de metas de produção, onde a tecnologia leva ao aumento da carga horaria de trabalho e de produção, mas os salários não são adequados a essa nova norma. Trabalhadores encaram situações criticas de ambiente, higiene, enfim, uma situação precária no ambiente de trabalho e seus salários ao menos da pra sustentar sua própria família.

Lulu o operário da fabrica, por muitas vezes é criticado pelos seus colegas como sendo o “puxa saco” do patrão, já Lulu enxerga os amigos como sendo preguiçosos e poucos esforçados. Lulu é uma pessoa ambiciosa que enxerga seu ambiente de trabalho como uma disputa e somente ele é o campeão. Após um acidente Lulu perde um dedo na maquina em que trabalhava, ele se revolta e critica o modo de exploração em que é tratado, e acaba entrando em confronto com a gerência. Os operários entram em greve e Lulu por sua vez é demitido, depois de cair em si e ver que trabalhou em trocas de objetos, comparando a quantidade de tempo que tinha perdido para juntar bens materiais.

A última cena do filme mostra Lulu conversando, brincando com seus amigos de trabalho. Lulu agora dorme e sonha, sonha no dia em que os funcionários derrubarão o mundo que os aprisiona, muro este que os prende no inferno do capitalismo e os impede de enxergar o paraíso.

O filme trata nitidamente as questões do trabalho, consumo e sociedade o que nos faz refletir sobre estas questões, a seguir vamos falar sobre trabalho e consumo.

Trabalho

Em alguns anos atrás houve uma grande mudança na sociedade, com isso trazendo vários problemas sociais. Nesse período é que começa a surgir as maquinas substituindo o trabalho humano, as maquinas produziam mais e custava menos e com toda essa mudança houve também o desemprego. Como as maquinas produziam mais em um tempo menor, os operários tinham que produzir em grande escala, onde tinham carga horária elevado e o seu salário era baixo que não dava para sustentar sua família. Os trabalhadores tinham péssimas condições de vida, o ambiente de trabalho era insano e seus salários eram baixíssimos. Com o passar do tempo essa realidade foi mudando, os operários começaram as reivindicar seus direitos e a melhor condição de trabalho.

Consumo

Através do crescimento da indústria, criou-se varias ideias consumistas que caracterizam a sociedade moderna, que hoje leva ao consumo de produtos industrializados. A sociedade passou a ser exigente e o trabalho tornou-se uma obrigação, que apenas se realiza em troca de um salário. O consumismo pode transformar a sociedade em muitos aspectos.

AS INTERAÇÕES SOCIAIS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL

Se compararmos o filme com os dias atuais podemos ver que existem varias interações sócias, dentre elas, a ambição, o desejo de sempre querer mais e deixar de lado às vezes o que seria mais importante na nossa vida, nossa família, amigos, entre outros. Podemos citar também o outro lado, lado em que as empresas sugam seus funcionários visando somente seus lucros, e seus discursos sempre dirão o contrario. Por isso hoje em dias as pessoas acordaram e saíram às ruas manifestando seus direitos. A greve é uma interação social das mais importantes da sociedade atual quando nos referimos ao trabalho. Ela é à força da classe trabalhadora, o modo como os trabalhadores têm de conseguir arrancar salários melhores, o fim das cobranças abusivas, aumento na geração de empregos e melhores condições de trabalho.

Se todos tivessem a atitude daquele operário, hoje seriamos escravos das empresas, por isso é necessário ter consciência e união para tornamos uma sociedade cada vez melhor e menos presa a esse mundo capitalista. Assim como no filme devemos derrubar esse muro que só nos deixa cada vez mais ambiciosos. Assim como Lulu ainda podemos sonhar com este dia.

ETAPA 3

DESIGUALDADE SOCIAL

O documentário BUMBANDO, nos faz refletir sobre a relação do dinheiro e da sobrevivência social dos moradores do morro do Bumba.

Não são todas as pessoas que tem acesso ao dinheiro, seja por opção, origem ou falta de oportunidade, mais infelizmente o dinheiro conta muito para a sociedade, e as pessoas que não o têm são discriminadas e humilhadas.

No caso do morro do Bumba, as pessoas não possuem condições de moradia, e constroem suas “casas” em lugares precários, áreas de risco, sem nenhuma estrutura e saneamento básico, colocando em risco sua própria vida e de seus familiares.

Segundo o IBGE a falta de saneamento básico é o principal problema ambiental que mais afeta os brasileiros, é responsável, inclusive, pelos altos índices de mortalidade infantil. Em 20% dos municípios brasileiros (1.159) à cada mil crianças nascidas vivas, 40 morrem antes de completarem um ano por contraírem doenças endêmicas.

Essa situação é lamentável, e o pior é que sabemos que este é um dentre os inúmeros lugares que vivem na mesma situação.

O dinheiro acaba sendo mais importante do que a vida do ser humano, e o que percebemos é que essas pessoas são deixadas de lado, abandonadas pela sociedade e governo, pelo simples fato de não terem o tal do “dinheiro”.

Esses moradores lutam a cada dia por sua sobrevivência, sem saber o que esperar do dia seguinte, se estarão vivos ou não.

No documentário “ILHA DAS FLORES”, vemos através da trajetória de um simples tomate, desde sua plantação até ser jogado fora, como acontece o processo de geração de riqueza e as desigualdades que aparecem durante este processo.

Na ilha das flores são descartados toneladas de lixo e os moradores deste local procuram o que comer neste lixão, depois deste alimento “se é que podemos chamar assim” ser descartado até pelo dono dos porcos, isso é inaceitável.

Mais infelizmente esse é só um exemplo da realidade social que existe no mundo, enquanto uns tem muito outros não tem nem o que comer.

Essas pessoas correm risco de vida, podendo contrair doenças e não tem nem sequer a chance de tentarem uma vida melhor, mais digna.

O Brasil atingiu em 2011 o menor nível de desigualdade social desde 1960 segundo IBGE. Mesmo assim a desigualdade brasileira está entre as 12 mais altas do mundo. Um dos fatores que nutre a desigualdade social no Brasil é a má distribuição de renda.

Nesta figura vemos nitidamente a má distribuição de renda em nosso país, enquanto a menina tem um prato de comida farto, o menino sofre com a falta de uma alimentação adequada.

Na figura ao lado, outro fato de desigualdade social evidente, enquanto um usa sapatos de grife, caros, o outro não tem calçado e usou garrafas pets e um pedaço de pano para fazer o seu próprio chinelo.

Nesta imagem, uma realidade triste, mais verdadeira. De um lado a favela Dona Marta no Rio de Janeiro e do outro lado prédios residenciais de alto padrão.

E na última figura, vemos o menino comendo um alimento que estava no chão. Sendo comparado a um animal comendo restos de comida.

A Sociologia estuda a sociedade como um todo, e por esse motivo os fatores relacionados nos documentários e nas imagens (a desigualdade social) são sempre pontos a serem estudados e questionados pela sociologia.

A Sociologia traz subsídios e elementos para explicar os fatos sociais e compreender as relações sociais e o que acontece no mundo politicamente, culturalmente, socialmente e economicamente e faz com que a sociedade reflita sobre estes fatos.

ETAPA 4

EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

No documentário “Pajerama”, nos deparamos com um índio no seu habitat natural que é a floresta.

De repente, situações estranhas começam acontecer, dando alusão à “exploração do meio ambiente”, pois a floresta começa a ser invadida pela urbanização, trânsito, construções e barulho.

Esse tipo de situação que o documentário aborda, acontece cada dia com mais frequência no mundo. Cada vez mais as indústrias estão se desenvolvendo e as cidades não ficam atrás, sem contar na população que não para de crescer e com isso o que vemos é o meio ambiente sendo destruído e a poluição tomando conta do nosso planeta.

Na maioria das vezes isso ocorre pela falta de comprometimento da sociedade, e das indústrias que não respeitam as políticas públicas relacionadas à preservação do meio ambiente.

Hoje muitas empresas já colocam em prática a responsabilidade social voltada à sustentabilidade e meio ambiente, mais sabemos que muitas vezes seguem o que é obrigado por lei fazendo somente o básico para simplesmente não serem multadas, sendo que poderiam fazer muito mais.

Uma das ações que as empresas podem adotar é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), consiste em uma estratégia que identifica oportunidades de melhorias que podem reduzir os impactos negativos de suas atividades no meio ambiente.

Outro ponto importante para mudar essa realidade é a conscientização da população. Tudo começa dentro de casa, na separação do lixo, na economia de água e energia e até mesmo no não desperdício de alimentos.

A reciclagem também é uma forma de reduzir os impactos ambientais, pois através dela diminuímos o numero de lixo que seriam lançados na natureza, lixo esse que se transforma e pode ser utilizado novamente pela sociedade.

No Brasil segundo o site brasilescola.com as cidades que mais reciclam seus materiais são: Curitiba (PR), Itabira (MG), Santo André (SP) e Santos (SP).

O custo ambiental acumulado é imenso na maior parte do mundo, e sabemos que as preocupações com as questões ambientais são recentes.

Cabe a nós sociedade adotar medidas preventivas para melhorar o convívio das cidades com a natureza.

Sociologia estuda a sociedade como um todo e um dos aspectos que mais preocupa é como estamos tratando nosso meio ambiente e como vamos deixá-lo para futuras gerações.

A sociologia faz um alerta para que medidas sejam tomadas para o bem de todos.

Uma vertente da sociologia é a sociologia ambiental que estuda a vida social e as interações ambientais e ecológicas, encontramos na sociologia ambiental a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, a modernização ecológica, a sociedade industrial e a ação do homem perante a natureza.

CONCLUSÃO

Ao finalizarmos o relatório, conseguimos entender a importância das Ciências sociais para a humanidade, pois existem diversos problemas em nossa sociedade e sem ela seria impossível entendê-los e até buscar soluções para resolvê-los.

Através das pesquisas sobre cultura, indivíduo e sociedade, enxergamos a realidade que nos cerca e muitas vezes não damos a devida atenção.

No caso da cultura notamos nitidamente que existe um grande preconceito, pois o fato de cada pessoa viver de um jeito diferente da outra acaba gerando isso.

Mais na realidade temos que aceitar que cada pessoa tem a sua cultura e devemos respeitar cada um do jeito que ele é.

Outro ponto que nos fez refletir bastante foi o que a sociedade faz com as pessoas, ela acaba impondo tudo, e isso gera o consumismo, pois cada vez mais o ser humano quer ter, quer consumir, às vezes nem precisa daquilo, mais o consumismo fala mais alto.

A desigualdade social foi uma questão que chocou bastante durante a realização do trabalho porque é algo tão próximo de nós, mais ao mesmo tempo distante.

Os documentários e pesquisas serviram para nos conscientizarmos em relação a isso, pois a desigualdade social é algo muito sério e que precisa ser tratado com mais carinho, as pessoas não podem continuar vivendo em situações tão precárias.

Aprendemos ainda que a exploração ambiental é um problema sério e muito presente no nosso cotidiano, e precisamos fazer algo para amenizar os impactos que a urbanização vêm causando no nosso meio ambiente.

Enfim, o trabalho fez com que o grupo refletisse sobre todos estes problemas que fazem parte do nosso dia-a-dia e muitas vezes nós nem percebemos.

Que depois da elaboração possamos abraçar a causa e buscar melhorias para junto com a sociologia buscar caminhos para um futuro melhor.

Referências Bibliográficas

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2006.

CHINOY, Ely. Sociedade “Uma Introdução a sociologia”. São Paulo: Cultrix

DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral. 4. ed. Campinas: Alínea, 2009. PLT 254.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia geral. 7.ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1999.

A CLASSE operária vai ao paraíso. Diretor: Elio Petri. Itália, 1971.

BUMBANDO. Diretor: Coletivo Cinema para todos. Rio de Janeiro, 2010. Disponível

em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=bumbando. Acesso em: 14 nov.

2013.

ILHA das Flores. Diretor: Jorge Furtado. RS, 1989. Disponível em:

http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores. Acesso em: 15 nov.

2013.

PAJERAMA. Diretor: Leonardo Cadaval. São Paulo, 2008. Disponível em:

http://portacurtas.org.br/filme/?name=pajerama. Acesso em: 18 nov. 2013.

Pessoa, indivíduo e sujeito. Artigo. Disponível em: http://pensarigor.blogspot.com.br/2007/11/pessoa-indivduo-e-sujeito-achei.html. Acesso em: 12 nov. 2013.

Sociedade. Artigo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/sociedade-1.htm. Acesso em: 12 nov. 2013.

...

Baixar como  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »