TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Exames: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

ORIENTAÇÕES

 Leia as questões abaixo e responda individualmente.

 Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:

1) Seu nome e seu RA

2) Nome do tutor presencial

3) Nome da disciplina

4) Nome do professor EAD

5) Conteúdo das respostas das questões

6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle

7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle – 02 de dezembro de 2011

Lembrem-se !

 Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, no dia 02 de dezembro de 2011, impreterivelmente.

 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um e meio).

 Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (um) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (um) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.

Atividade Avaliativa - Questionário

Questão 1(0,3)(Tema 1, questão 3)

Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:

...

É!

A gente quer viver pleno direito

A gente quer viver todo respeito

A gente quer viver uma nação

A gente quer é ser um cidadão

A gente quer viver uma nação...

...

Para ouvir a música na íntegra, acesse: http://

www.youtube.com/watch?v=N31CT6M-30g&fea

ture=PlayList&p=9E7EB3AC5A7151DA&playnext_

from=PL&index=0&playnext=1. Acesso em 6 abr. 2010.

Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.

Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Para que os indivíduos possam interferir no planejamento, há mecanismos institucionais pelos quais essas massas podem se expressar e que devem ser utilizados, tais como, os partidos políticos, representantes no parlamento, organizações representativas da comunidade, organizações não governamentais etc. Porém a extensão do direito à cidadania é um processo que ainda não se completou no Brasil, pois a constituição assegura direitos que a maioria não tem acesso.

Questão 2 (0,3) (Tema 2, questão 10)

O jornal “O Globo”, em 13 de fevereiro de 2010, publicou no site da globo.com um artigo que fala sobre a tendência de jovens europeus com mais de trinta anos permanecerem na casa dos pais. Os principais motivos apontados foram a alta taxa de desemprego e os preços elevados de compra e aluguel de imóveis. O governo de países como a Espanha e a Itália adotaram medidas para incentivar que os adultos deixem a casa dos pais fornecendo uma mesada. Explique a relação entre o texto acima e os conceitos de status atribuído e adquirido.

O status atribuído desses jovens, o que eles receberam de seus pais, é mais elevado que o status adquirido, aquele que eles conquistaram por meio da carreira. Desempregados ou empregados com péssima remuneração, os jovens europeus não conseguem sobreviver com as mesmas condições de moradia, saúde e alimentação oferecidas pelos pais.

Questão 3 (0,3) (Tema 2, questão 4)

GRIFE DE LUXO AFASTA FUNCIONÁRIOS “FEIOS, GORDOS E VELHOS”

Uma gerente da grife italiana Prada está processando a empresa, alegando que recebeu ordens para manter apenas gente bonita em suas lojas no Japão Uma gerente sênior de vendas da grife italiana Prada no Japão está processando a empresa sob alegação de que recebeu ordens superiores para mudar seu corte de cabelo e emagrecer para se adaptar aos padrões da Companhia. Ela afirma, ainda, que o chefe a chamou de feia e disse que tinha vergonha de apresentá-la a executivos do alto escalão da Prada. Rina Bovrisse, que era responsável por uma equipe de 500 pessoas em 40 lojas espalhadas pelo Japão, entrou com ação na justiça do trabalho japonesa baseada em discriminação e perseguição. No processo, Rina afi rma que em maio do ano passado recebeu ordens diretas do CEO da Prada Japão, Davide Sesia, para “eliminar” cerca de 15 gerentes da área de varejo que ele teria descrito como “feios, gordos, velhos, horríveis ou que não tenham o visual Prada”. A ordem teria sido dada após uma visita a 40 lojas da grife italiana, uma das mais desejadas do universo da moda. Após a visita do CEO, o departamento de recursos humanos teria notificado 13 funcionários, que foram transferidos devido a “vendas inferiores”, segundo contou Rina Brovrisse ao jornal japonês “Japan Times”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com