TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Dissertações: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

É inerente ao homem viver em grupo. As nuances e alterações de cada sociedade humana são de riqueza ímpar, sem igual.

Ao longo de sua história, o homem sempre esteve em constante mudança e as formas de viver em sociedade também. Em alguns lugares, por exemplo, existe a poligamia e no Brasil, tal prática é proibida por lei.

Cada sociedade dita suas regras de comportamento e cabe ao homem discernir o certo e o errado para si. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento de como são formadas as sociedades, através de sua cultura, diversidade, religião, política e diversos outros componentes sociais.

1. A CONSTRUÇÃO SOCIAL: CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Na experiência da vida cotidiana, ao qual somos submetidos ao longo de nossas vidas, o indivíduo influência e constrói a sociedade, ao mesmo tempo em que é influenciado por ela.

Essa relação se constrói através da percepção que o indivíduo tem sobre o mundo, por meio da dialética interiorização-exteriorização, constituída da seguinte forma: o indivíduo observa os acontecimentos, incorporam nesses acontecimentos seus valores, construindo o seu conhecimento, o qual formara suas idéias individuais. Observa-se que este mesmo indivíduo interage em vários grupos, sendo assim, seu conhecimento adquirido ajudara a compor a ideologia desses grupos juntamente com a realidade social dentro do qual ele vive. Esses valores e ideologias adquiridos e disseminados irão coexistir, inter relacionar e subjugar umas as outras, resultando na formação do conjunto de idéias de uma sociedade.

Definimos cultura, indivíduo e sociedade como:

 Cultura: é o conjunto de crenças e valores e outras capacidades e hábitos adquiridos e compartilhados pelo homem como integrante da sociedade, sendo difundido pelo homem através do convívio social, tornando-se parte do processo de socialização.

A transmissão da cultura é um aspecto importante da socialização. É transmitida de uma geração para outra através do convívio social, podendo introduzir mudanças no mesmo. É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social, incorporando dentro desse processo os hábitos e costumes da sociedade no qual está inserido.

 Indivíduo: o homem considerado em sua coletividade, comunidade ou de modo isolado.

Sendo os indivíduos produto da interação social, durante a sua vida eles assumem papéis dentro da sociedade. Ao praticar esses papéis, eles passam a fazer parte desse mundo social, ao passo que, ao interiorizá-lo, o mesmo mundo tornara subjetivamente real para eles também.

 Sociedade: é conjunto de pessoas que interagem e compartilham entre si valores, costumes, etc., dos quais, a maior parte dessas interações é realizada com indivíduos do mesmo grupo, constituindo assim uma comunidade.

A esse processo que se inicia ao nascer e continua por toda a sua vida, o indivíduo vai aprendendo e adquirindo as maneiras de pensar, de agir, de falar, de sentir próprio da sociedade em que vive, interiorizando a sociedade e a realidade objetiva que nela se estabelece, ao mesmo tempo em que forma de maneira subjetiva, uma identidade continua e coerente. Assimilando somente o que é de seu interesse, embora seu interesse seja socialmente condicionado.

Embora todas as pessoas estejam sujeitas a elementos comuns de experiências e socialização, estejam elas inseridas ou não em uma mesma sociedade, cada qual possui sua personalidade própria, tornando-se única.

Em síntese a realidade da vida cotidiana apresenta-se ao homem de forma já pronta. Isso ocorre pelo fato do homem nascer numa determinada família, em um determinado local, sofrendo influencias políticas, religiosas e culturais da época em que está inserido, incorporando estes aspectos gradualmente, antes mesmo que possa ter condições de avaliá-la.

Contudo essas interações sociais, o convívio pessoal são elementos essenciais, que permitem um efetivo convívio, dentro da realidade da vida cotidiana. A forma mais simples de interação social é a face a face podendo um observar a reação do outro.

Além da interação direta, existem outras formas de transmissão, como a linguagem e os sinais, o que se torna fundamental para que ocorra a transmissão do conhecimento.

Nessas interações a tipificação esta presente, determinando muitas vezes, o tipo de relação que se estabelecera entre os envolvidos.

Esta mesma realidade não pode ser dissociada a socialização primária (iniciada na infância, onde o indivíduo se torna membro da sociedade através da formação de sua identidade) e da socialização secundária (onde o indivíduo já socializado, interioriza conceitos e valores adquiridos dentro da instituição).

Contudo nem tudo que está objetivado pela sociedade será subjetivado pelo indivíduo, da mesma forma que não é possível que todo universo simbólico de um indivíduo seja objetivado.

Portanto, podemos concluir que ao mesmo tempo em que o homem constrói e molda a sociedade, é também por ela influenciado e moldado, sendo a realidade da qual temos consciência, um produto da sociedade.

2. CIÊNCIAS SOCIAIS

O personagem do filme trabalha muito, e bem, e por isso é benquisto pelos chefes e mal visto pelos colegas mais ativistas, engajados em um movimento sindical.

Mas não é uma pessoa tranqüila. Parece que está a beira de sofrer um ataque de nervos e questiona tudo. Até mesmo a relação familiar é meio conturbada. É um sujeito que tem certo desprezo por algumas pessoas. O personagem se alia a estudantes radicais. O que fará com que ele perca tudo o que tem – até mesmo o resto da lucidez.

Os operários do filme estão muito longe de qualquer tipo de paraíso, fazendo um trabalho duro, pesado, que não lhes dá satisfação alguma. O operário deve se contentar em vender a sua força de trabalho ao capitalista e adquirir em troca a possibilidade do consumo, sem o direito de questionar para que trabalha e porque deve consumir o que lhe é oferecido.

Ele tem um papel na sociedade, o qual lhe cabe cumprir servilmente. Não lhe é dado opinar, decidir, escolher, propor nada, visto que a administração da sociedade está totalmente fora de seu alcance, entregue a um mecanismo distante e impessoal.

3. TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE

No mundo de hoje, podemos ver que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com