TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais Concretas

Artigo: Ciências Sociais Concretas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

As chamadas Ciências Sociais concretas não se distinguem da Sociologia tão facilmente como as disciplinas que enfocamos até aqui. Devido ao estágio avançado de desenvolvimento em que se encontram, duas Ciências Sociais concretas merecem uma atenção especial nesta parte da nossa exposição: a Economia e a Etnologia ou Antropologia cultural.

A Economia, tal como tem se desenvolvido no mundo ocidental , preocupa-se quase exclusivamente com o inter-relacionamento de variáveis econômicas abstratas como preço e oferta , circulação do dinheiro,balanço de pagamentos,etc.Outros aspectos da vida econômica tais como as preferências na oferta de mão de obra , o papel da educação no desenvolvimento econômico,a influência do prestigio e dos hábitos nos preços das mercadorias,têm sido mais estudados por Sociólogos do que por Economistas.

Ainda assim, não se pode dizer que as relações estritamente econômicas sejam estranhas á Sociologia.Desde que as relações econômicas não são mais que um tipo de relações sociais, elas interessam naturalmente aos Sociólogos.A diferença entre as duas disciplinas se limitaria, portanto, ao fato de que a Sociologia é mais abrangente, enquanto que a Economia limita seu interesse a esse tipo especial de relações sociais que são as relações econômicas.

Uma diferença secundária é que os economistas, até o presente, têm, com mais freqüência que os sociólogos, conseguido traduzir os resultados de seu trabalho teórico em sugestões praticas, através das várias modalidades de planejamento da atividade econômica no âmbito das empresas ou do governo. Essa diferença, no entanto, tem mais a ver com circunstancias históricas particulares do que propriamente com a natureza do trabalho intelectual de economistas e sociólogos; por isso, não traz dados novos para esclarecer melhor a distinção entre Economia e Sociologia.

A Etnologia ou Antropologia Cultural não é, a rigor, mais do que o estudo sociológico das chamadas sociedades primitivas, ou não letradas.Consequentemente , a diferença entre Antropologia Cultural e Sociologia seria semelhante á existente entre Economia e Sociologia: de um lado Sociologia, como disciplina mais abrangente, interessada em qualquer tipo de grupo social; do outro lado a Antropologia Cultural, limitando-se ao estudo de um tipo especial de grupos sociais.

Ultimamente, no entanto, alguns antropólogos têm reivindicado para sua disciplina o papel de ciência geral da interdependência humana, pretendendo reservar para Sociologia o estudo das formas mais complexas de interdependência que caracterizam a Sociedade contemporânea . Se essa reivindicação for aceita, simplesmente deixará de existir distinção entre Antropologia Cultural e Sociologia, já que o papel desta última como ciência geral da interdependência humana está solidamente assentado na tradição das Ciências Sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com