TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais E Fisioterapia: Uma Aproximação Possível

Artigos Científicos: Ciências Sociais E Fisioterapia: Uma Aproximação Possível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Ciências sociais e fisioterapia: uma aproximação possível

Artigo muito bem elaborado visando mostrar como é importante as ciências socias no trabalho do fisioterapeuta e em qualquer área da saúde, mostra o quanto a ciências sociais é tão importante quanto as técnicas de cada curso, pois o acadêmico muita das vezes proucura focar sempre na parte técnica se esquecendo o quanto endender o ser humano em toda sua complexidade também o ajudára muito em todo tratamento.

"Conhecendo nosso verdadeiro papel, nosso trato com os pacientes passa a ser com os olhos da sociedade";

"Percebemos que não adianta apenas um tratamento clínico, é necessário um tratamento humanizado";

"Não adianta o fisioterapeuta cuidar dos ossos ou dos músculos do paciente, ele tem que cuidar do paciente";

"Quando o fisioterapeuta se preocupa com o bem-estar não só físico, mas psíquico e social do paciente, ele está demonstrando a importância do trabalho em equipe";

"Ser um profissional transdisciplinar significa ousar, não querer apenar curar o doente, mas trazê-lo novamente à vida em sociedade. É tornar-se capaz de enxergar novos horizontes, muitos deles esquecidos por outros profissionais".(artigo)

Então pode-se verificar com várias pesquizas que a doênça muita das vezes está ligada com a vida q o paciente traz, com sua trajetória, sua história, pois o mesmo não é uma " simples máquina com defeito" , vai muito mais além. Por isso é tão importante o estudo das ciências sociais

precisamos ter foco em um atendimento mais humano sempre e que os docentes da disciplina Sociologia dos cursos da área da saúde, entre eles fisioterapia, têm a responsabilidade de facilitar a reflexão com abordagens problematizadoras, fazendo o intercâmbio entre as ciências sociais e a prática profissional, contextualizando o conhecimento à realidade da profissão na sociedade atual. Empenhando-se dessa forma, a disciplina Sociologia irá contribuir para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas pelo futuro profissional que provavelmente irá encontrar um mercado de trabalho exigente e competitivo, repleto de recursos tecnológicos e submerso em um mar de informações. Além disso, a visão transdisciplinar esperada na formação do fisioterapeuta poderá preparar esse aluno para a cidadania, enfatizando a preocupação com o respeito aos colegas e pacientes e com a qualidade de vida, desenvolvendo a habilidade do trabalho em equipe, dentro das comunidades, o pensamento crítico, a capacidade de solucionar problemas dentro da equipe e da comunidade e o interesse em pesquisas com aplicação dentro de uma equipe de saúde. Desta forma, a imagem que o aluno de fisioterapia tem das ciências sociais e humanas poderá modificar-se para melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com