TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências sociais

Exam: Ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Exam  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Ciencias sociais

Aula 1

1) I e II

2) Os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação.

3) A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir.

4) As mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.

5) A Sociologia é o estudo da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, por meio da utilização de métodos científicos na abordagem dos fenômenos sociais.

6) I – C ; II – A ; III – D ; IV – B.

Aula 2

1) I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Falsa, V – Verdadeira

2) A prática etnocêntrica de julgar e comparar outras culturas à própria cultura e forma de viver deve ser questionada, já que as sociedades evoluem e progridem naturalmente. As culturas atrasadas tendem a se igualar às melhores culturas, tendo em vista os processos civilizatórios.

3) O sociólogo deve analisar questões como essa, ou seja, realidades nas quais normas e valores culturais não coincidem, por meio das mais diferentes perspectivas possíveis.

4) A postura do governo francês revela, à primeira vista, o não exercício do relativismo cultural, já que para as culturas islâmicas as proibições vão contra alguns de seus mais fundamentais valores, por mais que alguns deles sejam discutíveis, sobre outras e complexas vertentes.

5) A globalização e os novos meios de comunicação revelam cada vez mais uma variedade cultural, que leva aos exercícios relativistas em relação às culturas.

6) A identidade cultural e a subcultura.

Aula 3

1) No caso das crianças, a socialização pode ser considerada como uma espécie de “programação cultural” por meio da qual se absorve, de forma passiva, as influências sociais do meio em que se vive.

2) I – Verdadeira, II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Falsa

3) O papel social é o comportamento esperado de uma pessoa que detém certo status. Uma pessoa pode ter vários status e a cada um deles corresponde um papel específico.

4) Os indivíduos são construídos pelas sociedades onde vivem, por isso o padrão do que é normal ou correto varia de uma sociedade para outra, assim como as personalidades.

5) Os heróis.

6) Os status indicam às pessoas que neles se encontram os papéis sociais que devem desempenhar.

Aula 4

1) O homem não interage socialmente quando deixa de estabelecer contatos físicos com outros indivíduos.

2) identidade –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com