TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação da Ação Social

Artigo: Classificação da Ação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Ação social é um conceito que Max Weber estabelece para as sociedades humanas e essa ação só existe quando o individuo estabelece uma comunicação com o outros. Na visão de Weber, a sociologia é a ciência que pretende entender a ação social, buscando explicar seus desenvolvimentos e efeitos, sendo bastante compreensiva, pois seu objetivo de estudo é a ação humana. A ação humana é dotada de sentido e é responsabilidade do cientista social decifrar o sentindo imaginado e subjetivo do sujeito da ação.

Ele acredita que a ação objetiva ao sentido e a hermenêutica é o método ideal na busca da resposta para a pergunta do sentido social da ação, dizendo, portanto que a sociologia busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referente a do outro. A ação social pode ser classificada também referente a natureza da motivação.

A. Ação social racional com relação a fins: escolha dos melhores meios para realizar um fim na qual a ação é estritamente racional.

B. Ação social racional com relação a valores: não é fim que orienta a ação e sim os valores, sendo ético, religioso, político ou estético.

C. Ação social afetiva: a conduta é movida por sentimentos como, orgulho, vingança, loucura paixão inveja ou medo.

D. Ação social tradicional: suas fontes motivacionais são os costumes ou hábitos enraizados.

Weber (1984) destacou duas matrizes de estudo importantes sendo que categoria da ação, entendida como razão, estava relacionada com as vontades e desejos humanos e as motivações humanas, tidas como irracional, eram aliadas as tradições sociais. Weber estruturou os níveis de ações em três tipos básicos:

1. Ação frente a uma situação concreta

2. Ação prescrita com base em regras determinadas

3. Ação decorrente da compreensão informal das regras

Ao estabelecer o método de interpretação da realidade social, Weber uniu compreensão e explicação. Esse campo de estudo deve ser definido segundo as formas sócias e nunca segundo o conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com