TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo E Etica

Pesquisas Acadêmicas: Codigo E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 01

O Serviço Social hoje é uma profissão técnica especializada , atuante no enfrentamento da questão social, vinda da situações oriundas que refletem na desigualdade social, no estado econômico capitalista .

[...] a profissionalização do Serviço Social não se relaciona decisivamente à "evolução da ajuda", à "racionalização da filantropia", nem à "organização da caridade"; vincula-se à dinâmica da ordem monopólica [...]. Na emergência profissional do Serviço Social, não é este que se constitui para criar um dado espaço na rede sócio-ocupacional, mas é a existência deste espaço que leva à constituição profissional. [...] não é a continuidade evolutiva das protoformas ao Serviço Social que esclarece a sua profissionalização, e sim a ruptura com elas. (Netto, 2007, p. 69-70)

A regulamentação da profissão e na prestação desses serviços sociais que o Serviço Social emerge, tendo, desde a ditadura varguista, o Estado como o seu principal empregador. Alvo de profunda legitimação por parte das classes dominantes e suas forças políticas presentes no âmbito do Estado, não por acaso esta profissão teve tão precocemente sua primeira regulamentação - através da Lei n. 3.252, de 27 de agosto de 1957 -, tendo sido caracterizada, juridicamente, como uma profissão liberal. Este processo impulsionou a criação dos conselhos Federal e regionais da profissão, como representações legais e legítimas perante o Estado, diante da necessidade de normatização e fiscalização do exercício profissional. Nesse mesmo período e entrando na década de 1960, segundo Netto (2007), o mercado de trabalho do assistente social se expande e se consolida, em decorrência das novas manifestações da "questão social", engendradas pelo processo de "industrialização pesada" ocorrido no governo JK e durante a ditadura militar. É nesse último período, por sua vez, que se constitui o processo de renovação do Serviço Social brasileiro. Sobre esse período histórico para a profissão, Netto afirma que no âmbito das suas natureza e funcionalidade constitutivas, alteram-se muitas demandas práticas a ele colocadas e a sua inserção nas estruturas organizacional-institucionais.

A lei entendida como instrumento da profissão passou a articular princípios ativos – políticos e procedimentos técnicos, de modo que o CFESS (2002) o conteúdo expressa um conjunto de conhecimentos particulares e especializados a partir dos quais são elaboradas respostas concretas às demanda sociais;

Desta forma, as modernas requisições no campo do trabalho causaram uma "erosão" na base humanista do Serviço Social tradicional, provocando uma mudança em seu perfil, que passou a ser permeado por uma nova "racionalidade" nos procedimentos utilizados.

[...]; a crescente diferenciação das concepções profissionais (natureza, funções, objeto, objetivos e práticas do Serviço Social), derivada do recurso a matrizes teórico-metodológicas alternativas [...]; a sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o Serviço Social [...] como protagonista que tenta cortar com a subalternidade (intelectual); a constituição de segmentos de vanguarda [...] voltada para investigação e a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com