TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coerção em Ambiente Escolar

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL A PARAÍBA

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

COERÇÃO SOCIAL EM AMBIENTE ESCOLAR

BULLYING

Alunos: Alexandre Oliveira

Leandra Almeida

André Gonçalves

Orientador: Profa. Dra. Mara Leite Simões

João Pessoa

2016

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA......................................................................5

4- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................6

5- AVALIAÇÃO / METODOLOGIA............................................7

6- CRONOGRAMA........................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9


 1-INTRODUÇÃO              

Em meio às manifestações sociais em constante transformação, é percebido que a violência que se dá na relação interpessoal e/ou coletiva, ainda tem destaque nos dias atuais mais do que nunca. É a partir do tema Bullying que vamos discorrer como isso ocorre no âmbito escolar e como se fragmentam as relações para que se estabeleçam tal violência. O Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executados dentro alguns casos, a partir de uma relação desigual de poder. Assim buscaremos explicitar o Bullying para compreender como o mesmo se produz.


4

2- OBJETIVOS                  

        Apresentar a importância de se debater coerção psicológica, social e a violência nas escolas. Transmitir sobre determinados comportamentos que agridem o outro e suas consequências nocivas, oriundas do que conhecemos hoje por Bullying. Identificar os agressores e as vítimas, bem como analisar a relação dada entre esses dois atores.

Os objetivos específicos serão:

  • Informar sobre o bullying

  • Caracterizar comportamentos nocivos interpessoais ou coletivos
  • Esclarecer sobre comportamentos oriundos do bullying
  • Conscientizar sobre o problema nas escolas
  • E contribuir para a escola busca por novas perspectivas de ação contra o bullying

Por fim a disseminação de conhecimento de ordem social, importante para a harmonia das relações humanas em sociedade.


5

3- JUSTIFICATIVA                

        Em meio aos fenômenos de interação humana entre jovens, o que vem sendo destacado nos últimos tempos é a violência por intolerância, seja racial, por gênero ou pela não aceitação do outro por qualquer motivo não justificável para o ato de agredir.

Por estes citados, temos como proposta abarcar informações e transmiti-las com o intuito de conscientizar as gerações atuais sobre este problema, o Bullying. Por meio deste trabalho de conscientização, esperam-se futuras ações positivas do público alvo.

        

Outro ponto não menos importante está na disseminação do esclarecimento do bullying, para que alavanque propostas de combate ao mesmo, partindo de uma busca por mudança de mentalidade a respeito de tal agressão. Que não deve ser vista como uma ação aleatória ou isolada do comportamento social como um todo. Pois há uma urgente necessidade para atender a demandas sociais que se mostraram inertes nesse tema. O bullying não pode ser encarado como problema passageiro, pois ele é construção também de relações coletivas. Daí a importância de se propagar a informação e conscientização de um problema que se internaliza cada vez mais em nossa sociedade.

Pretendemos contribuir para um despertar crítico e analítico do tema proposto para que as futuras gerações se coadunem para a dispersão definitiva do bullying.


6

 4- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA          

                 

        Para Durkheim, em sua obra “Regras do Método Sociológico” de 1895, o termo Fato Social, “consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem”. E é a partir desse conceito em Durkheim, que seguiremos com uma introdução breve para buscar compreender uma das formas de surgimento do Bullying, ou seja, a partir das coerções de um grupo para um indivíduo.

Émile Durkeheim identificou em seus estudos do meio social, um mecanismo regulador e orientador do comportamento dos indivíduos, este consiste no fato social. O fato social é exterior, e por isso, pode exercer uma força que determina no modo de sentir, pensar e agir dos atores sociais, ele possui uma generalidade, com isso, é internalizado como algo natural, o indivíduo naturaliza certas normas que conduzem seu comportamento em sociedade, e por ser naturalizado possui mecanismos de coação, aquele indivíduo que descumpre a regra é punido com sanções.

 

Assim, pensando o ambiente escolar e um problema que o permeia, está o bullying, uma violência diária entre grupos de crianças e adolescentes, e um problema que causa danos na formação dos agressores e vítimas do bullying, essa problemática consiste na verificação e afirmação de valor dos envolvidos, pois tudo acontece, porque vítima agressores convivem em uma sociedade que atribui pesos a partir da localização importância, sucesso e padrões estabelecidos pela própria sociedade. Crianças e adolescentes possuem características próprias sejam elas naturais ou adquiridas, ás naturais são suas características físicas, formação biológicas, já as adquiridas são aquelas que ocorrem no processo de socialização, primário e secundário, formação da identidade do indivíduo, no seio da família ocorre a socialização primária, já durante a vida escolar, e nesse ambiente ocorre a socialização secundária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com