TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Sociologia Pode Ajudar Nas Nossas Vidas

Trabalho Universitário: Como A Sociologia Pode Ajudar Nas Nossas Vidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.566 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

PROFª. Ms. SANDRA APARECIDA DE PAULA E SOUZA

16 MAR. 2012

DAICE KREBS, DRIELI LIMA

1 COMO A SOCIOLOGIA PODE AJUDAR EM NOSSAS VIDAS?

1.1 Consciência das diferenças culturais

De acordo com a idéia de Mills a arquitetura e a sociologia estão inteiramente vinculadas, quando se fala em consciência das diferenças culturais.

Da mesma forma que sociólogos procuram compreender o estilo de vida das pessoas e suas adequações a sociedade, os arquitetos também precisam buscar essa ligação com seus clientes, entender o cotidiano deles, como é a integração social, problemas que enfrentam, assim, estarão aptos para estar à frente de um projeto bem sucedido que satisfaça as necessidades abordadas, de tal modo que os clientes também criarão confiança no profissional, desta forma nascendo uma parceria de grande potencial.

2 O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

2.1.1 MAX WEBER

Considerado por muitos, um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política, na administração e desenvolvimento público e social. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.

Seus interesses e preocupações se estenderam através de muitas áreas. Para ele, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social, indo contra os princípios dos sociólogos que antecederam a sua época. Acreditava que a Sociologia deveria focar as ações sociais e não as estruturas que as cercavam.

Na sua concepção, idéias e valores culturais ajudam a modelar a sociedade modelando também nossas ações individuais.

JUSTIFICATIVA

Assim como Weber, nós arquitetos precisamos dominar várias áreas de conhecimento, não só assuntos técnico-científicos, mas também aspectos ligados a áreas sócio-culturais, visto que um profissional gabaritado tenderá a desempenhar vários papéis na sociedade, servindo de exemplo e estimulando de várias gerações subseqüentes.

Quando acionados para a execução de projetos e disponibilização do nosso trabalho, deveremos estar cientes da vasta diversificação cultural que existe em nosso país, tendo o total cuidado para adaptar nosso conhecimento a todas essas diferenças, sem distinção de raça cor ou credo. Estas atitudes consolidarão um relacionamento duradouro baseado na confiança e no respeito.

Ao idealizar um projeto de uma casa ou empresa, você não só projetará um imóvel, mas sim um projeto de vida que poderá definir o futuro da pessoa ou família. O profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com