TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 Como As Mudanças Pelas Quais Passamos Atualmente Influem No Mundo

Casos:  Como As Mudanças Pelas Quais Passamos Atualmente Influem No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

 Como as mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mundo do trabalho, considerando o contexto brasileiro e, mais especificamente, a região em que se vive.

Resposta: Comparando o nosso país de hoje com o país de 10 anos atrás podemos ver que o Brasil já deixou de ser um país subdesenvolvido quando isto se relaciona com o desenvolvimento de novas tecnologias, empresas e novos profissionais também.

Estas mudanças ocorreram principalmente pela necessidade de acompanhar as inovações dos países desenvolvidos que de certa forma influenciam o nosso mercado de trabalho (globalização). Estas influências fizeram aumentar a exigência no mercado de trabalho, por exemplo, antigamente não precisava ter estudo para trabalhar apenas o conhecimento pratico, hoje além do conhecimento pratico a prioridade é o estudo e o perfil do trabalhador.

Na região do Vale do Paraíba, uma das melhores para se trabalhar, onde se encontra uma grande concentração de empresas multinacionais entre outras, a exigência é muito grande e a concorrência também.

As empresas exigem no mínimo um grau de estudo avançado, isto tem feito com que mais precisamente os jovens tenham buscado obter novos conhecimentos através de universidades, embora muitas pessoas mais velhas tenham voltado para escola e assim ingressado na universidade para obter conhecimento e concorrer de igual para igual com os jovens.

Isto fez a concorrência aumentar, pode-se concluir que a oportunidade hoje é de quem tem mais conhecimento e informações, que esta sempre inovando, que é ativo as mudanças, ou seja, ele faz parte da mudanças esta é uma característica que tem agradado muito empresários, e tem gerados muitos lideres ( pessoas que dão mais valor a equipe do que ao material que a mesma possui).

 Quais são as principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje.

Resposta: As empresas hoje estão visando o conhecimento e o perfil do novo trabalhador, ou seja, a capacidade que cada individuo tem de se adaptar as mudanças que estão ocorrendo, e isto tem aberto oportunidades excelentes para o universitário de hoje, pois eles estão mais acostumados com as mudanças bruscas e rápidas que tem acontecido nos últimos tempos. Devido a essa facilidade em encarar as mudanças criou-se um perfil muito desejados pelas empresas, que é a flexibilidade, a pro atividade, as habilidades especificas, e a facilidade de obter um novo com conhecimento com rapidez. As universidades foram modificadas de certa forma para ensinar os seus universitários a serem inovadores independentes do curso que estudarem seja técnico ou de graduação, fazendo com que aqueles que não possuem um perfil inovador nato, aprendam a seres inovadores através dos estudos.

 Quais são os principais desafios que se apresentam aos profissionais recém-formados no futuro, para que possam atuar profissionalmente.

Resposta: O principal desafio para o profissional será saber controlar suas emoções e entender que a sua imagem irá sim interferir na sua vida profissional. O fato é que com as mudanças ocorrendo às empresas observaram que um profissional que consegue controlar suas emoções seja elas boas ou ruins, passa um ar de seriedade e segurança, isto é considerado uma habilidade, não que o profissional não possa demonstrar sentimentos mais que o mesmo consiga controlar como, por exemplo, numa negociação não demonstrar raiva ou nervosismo perante o outro negociador assim ele não irá se exaltar em nenhum momento, e concerteza o outro negociador verá segurança no que ele diz. Em relação à imagem não é apenas a forma de se vestir mais também a forma de agir, como diz o texto com a existência das redes sociais é fácil ter um conhecimento do perfil do profissional, exemplo: no Facebook o individuo pode escrever palavras de baixo calão e gírias, ou ate mesmo falar mal de algum acontecimento que ocorreu na empresa que o mesmo não gostou, a imagem que ele irá passar dependendo da percepção do seu gestor é que ele não é uma pessoa confiável, e isso pode vir a prejudica-lo. Portanto o novo profissional deve saber como se portar e o que falar nas redes sociais mesmo que isso seja sua vida pessoal, pois a partir do momento que ele publica certas coisas passam a não ser mais pessoal, pois obtém o conhecimento do todos. E conseguir ter o autocontrole de seus impulsos e sentimentos.

 Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas.

Resposta: O primeiro passo e o mais importante é se planejar, focar na área em que pretende atuar e buscar informação ir atrás do conhecimento (ingressar na faculdade, cursos técnicos, entre outros), das atividades que essa área abrange, e se possível ser um especialista, O segundo passo é começar a exercitar uma comunicação onde o individuo consiga expressar de maneira clara e objetiva suas idéias, falar em publico demonstrando confiança do que se esta falando por mais nervoso que esteja, ou seja, conseguir controlar as emoções. Também conseguir analisar uma critica de forma construtiva, mudando onde se deve mudar.

Uma dica muito importante é se aperfeiçoar naquilo que se é bom, por que você irá gastar menos energia e talvez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com