TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se constitui a relação entre o capitalismo e a democracia na América Latina, segundo a Borón?

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  1.302 Visualizações

Página 1 de 2

Como se constitui a relação entre o capitalismo e a democracia na América Latina, segundo a Borón?

        O capitalismo latino-americano tem uma base autoritária, vinda de um passado colonial e da modalidade racionaria e dependente em que as nossas sociedades estão ligadas ao capitalismo mundial. Já a esquerda latino-americana aderiu a uma concepção otimista e “facilista” da democracia: o caráter supostamente linear e irreversível dos progressos democráticos e a crença de que a democracia é um projeto esgotável somente na “normalização” das instituições políticas. A democracia é tanto um método de governo como uma condição  da sociedade civil, caracterizada pela predominação da igualdade e existência de uma categoria social especial: os cidadãos.

        A forma, as condições e os limites da democratização em sociedades como a capitalista, se fundem em princípios constitutivos que lhes são irreconciliavelmente antagônicos. Em sua concretização histórica, a democracia, tanto em seu núcleo como na periferia do capitalismo, sempre é encontrada impondo rígidos limites à suas potencialidades de autogoverno na sociedade civil, sendo classista. A democracia da Atenas Clássica, nãodisolvida pelo encanto de sua palavra, as relações de dominação quecaracterizavam o escravismo do mundoantigo. A democratização do capitalismo não basta para que as sólidas estruturas de domínio sobre as que repousa e das quais depende vitalmente se esfumem como resultado no sufrágio universal e da representação política.

        Fala-se de democracia “sem sobrenome”, quando na verdade é “capitalismo democrático”, sendo o capitalismo o principal e a democracia o acompanhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com