TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Capitalismo, Socialismo e Democracia Schumpeter

Por:   •  30/11/2016  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  3.363 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha - Capitalismo, Socialismo e Democracia

Schumpeter critica a teoria clássica da democracia. Segundo o mesmo, o método democrático clássico é baseado em um conglomerado institucional no qual as tomadas políticas devem ser executadas pelas pessoas por meio das eleições. Os eleitos desempenham a função de representantes do povo e devem agir em prol do bem comum.

Ainda sobre a teoria democrática clássica - é afirmado a existência do bem comum, no qual qualquer indivíduo possui a capacidade de observar que há um interesse comum a todos dentro de uma sociedade por meio de argumentos racionais. Este fato implica respostas predefinidas a todas as perguntas: conjunto de interesses, bem estar ou felicidade comum.

Schumpeter ataca a teoria descrita acima dizendo que não existe, por meio de argumentos racionais, algo que seja um bem comum a todos de maneira geral, pois os valores são divergentes entre a população. Além disso, diz que essa vontade geral é artificial, pois foi fabricada pelo homem.

Ao avaliar o comportamento humano, Schumpeter revela que frente uma aglomeração populacional, há um desaparecimento súbito de atitudes civilizadas (modo de pensar e sentir os impulsos primitivos, infantilismo e propensões criminosas) e das restrições morais.

Essa constatação nos possibilita reconhecer os fatos repulsivos aos quais todos estamos condicionados mas que ninguém deseja enxergar.

Portanto, a aglomeração física de um grande número de pessoas acaba por diminuir o senso de responsabilidade e atinge o nível mais baixo do consciente, criando uma maior sensibilidade às influências não-lógicas (irracionais).

Como exemplo desta permeabilidade e influenciabilidade da natureza humana, é possível citar as propagandas. E o mesmo ocorre diariamente, em alta escala, nas decisões que necessitamos tomar.

Este senso de responsabilidade reduzido serve como base para explicar a ignorância do cidadão comum e sua falta de discernimento em questões políticas. Esta falta de preocupação em obter e absorver informações políticas, com o objetivo de criar uma linha de raciocínio própria sobre o assunto, ocorre independente do grau de instrução.

Com isso, este mesmo cidadão comum permanece com um desempenho mental de baixo nível e o demonstra por meio de pensamentos infantis (associativo e afetivo).

A ausência de senso crítico racional se torna mais evidente quando o elemento lógico nos processos mentais da massa for fraco. Segundo Schumpeter, a vontade do povo é o produto e não o motor do processo político.

Ainda argumenta dizendo que a religião é o desencadeador da resistência da doutrina clássica e é uma das grandes razões para sua sobrevivência.

Schumpeter desenvolveu uma nova teoria sobre a democracia, no qual fundamenta-se na competição pela liderança.

Suas diferenças basicamente são:

A teoria clássica defende que a população é detentora de uma linha de raciocínio definida e racional sobre as questões políticas e que seus representantes lutam e zelam pelo bem estar comum.

Já na teoria da competição pela liderança política de Schumpeter, o povo tem o papel de produzir um governo ou executivo nacional por meio de um corpo intermediário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com