TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare as concepções de justiça e direito em Jürgen Habermas (“Direito e Democracia”) e Richard Rorty (“A Justiça como Lealdade Ampliada”). Ressalte semelhanças e diferenças.

Por:   •  14/12/2021  •  Ensaio  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

O conceito internalizado de justiça ainda carrega equívocos na sociedade, apesar de todos terem uma ideia do seu significado. Justiça é a avaliação do que é justo, do que é direito, superficialmente falando. Há o conceito de justiça social, sendo a garantia do acesso aos direitos básicos dentro de uma sociedade, por exemplo, todo cidadão brasileiro tem direito ao acesso à justiça, de acordo com inciso XXXV do Artigo 5.º da Constituição Federal de 1988. O que é o acesso à justiça? A linguagem jurídica é uma linguagem de difícil interpretação para o cidadão comum que não está inserido no meio jurídico. Para se poder garantir os direitos básicos, é preciso que a população possa intender quais são esses direitos e ter a segurança de ter esses direitos garantidos.

Jürgen Habermas

A base da concepção de justiça em Habermas é procedimental e utiliza como base as regras do discurso, o que sustenta a fundamentação da ideia de justiça construída através de uma investida coletiva por meio da fala. Como o próprio autor diz ‘’ a justiça não pode ser logicamente deduzida ou verdadeiramente constatada, todavia, para ela existir é necessário um esforço coletivo através da fala, sem coerção, para ela surgir’’. Nesse sentido, para Habermas, uma ideia só é justa se ela puder ser uma ideia universal, ou seja, o que é igualmente bom para todos. Para Habermas, o mundo da vida, enquanto produtor de conteúdo, não pode produzir os critérios para definir o que é justiça, e sim as regras do discurso, que produzirá condições de impessoalidade e universalidade. A justiça é um processo social em construção, dado através do que Habermas propõe, o esforço coletivo por meio da fala. Esse processo demanda, inevitavelmente, a participação coletiva. Para haver essa participação, os atores interessados na garantia da justiça individual, devem construir diálogos que sejam acessíveis para todos. Apesar de se entrelaçarem, é importante lembrar, nesse caso, que a concepção de justiça difere da concepção de direito. Enquanto o conceito de Justiça é um conceito aberto de valores e sofre sempre mudanças e adaptações, o Direito é um conjunto de normas que tem como garantia a Justiça. Ou seja, a finalidade do Direito é a realização da Justiça, apesar de nem sempre o Direito garantir a Justiça em relação aos direitos naturais do homem, justamente por não ter acompanhado diversas transformações sociais, portanto, nem sempre o Direito é justo e nem sempre a Justiça vem através do Direito. Habermas compreende não haver Direito sem a compreensão da questão moral e que toda norma jurídica se ampara nas pretensões de validade que cumprem uma ordem moral, ou seja, antes de se pensar o aspecto jurídico, há uma relação anterior que se compõe no mundo da vida (as relações compostas por pretensões).

Richard Rorty

Rorty apresenta o conceito de justiça como senso de lealdade que o indivíduo tem com determinados grupos, a depender da distância política, ideológica, moral, geográfica ou cultural. Ele rompe com a lógica de justiça da racionalidade iluminista trazendo uma proposta de debate sobre a democracia atual voltando-se para novas possibilidades de progresso social e moral. Por exemplo, o modelo ocidental de justiça e democracia é um modelo ainda complexo. O modelo ocidental do que é justiça coloca em questão direitos naturais de quem não faz parte da cultura ocidental, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com