TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competir Numa Economia

Trabalho Universitário: Competir Numa Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  1.801 Visualizações

Página 1 de 4

Competir numa economia globalizada é uma “guerra” permanente, em que o objetivo é eliminar o concorrente ou neutraliza-lo. O processo de globalização intensificou as disputas. E nessas disputas todas as armas são utilizadas: espionagem industrial, suborno, duping, alianças e fusões entre empresas.

Também no âmbito dos países tem ocorrido a busca de alianças, para fortalecer posições na economia mundial (formando blocos de interesses econômico comum)., ou para intensificar as relações comerciais.

As definições de região levam em conta, além dos aspectos fiscos do espaço geográfico, os fenômenos políticos e sociais da atividade cultural e econômica. Uma região não se resume por um quadro da geografia; ela deve possuir um certo grau de semelhança, de coesão dentro de seus limites para que se permita tratar problemas comuns a todos que dela fazem parte.

A regionalização pode ser nacional ou internacional, mas de maneira geral representa o rompimento com o monopolismo, com a centralização política e econômica.

1 REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO

Ao longo da História, a humanidade sempre justificou as diferenças existentes como conseqüência do clima, da cultura e até das etnias desiguais. Com a expansão e fortalecimento do capitalismo e a necessidade de expandir suas fronteiras, o mundo passa a ser dividido entre explorados e exploradores, colônias e metrópoles. Os primeiros fornecedores de matérias-prima, os segundos produtos manufaturados. Criando a primeira divisão

internacional do trabalho.

A partir do século XIX surgiu a consciência de que as desigualdades na distribuição de riquezas acarretaram desigualdades econômicas e sociais entre as pessoas e entre as regiões do planeta.

Diversas tentativas de regionalizar ou classificar os países a partir de critérios econômicos foram feitas. Assim, de acordo com o entendimento das diferenças entre países, estes foram agrupados ou regionalizados segundo características comuns.

No último século, países ricos e pobres do mundo receberam diversas denominações . Na década de 1940, o mundo foi dividido em Primeiro Mundo (formado pelos países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas), Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos).

Já na década de 1970, os países subdesenvolvidos que possuíam um certo nível de industrialização foram chamados de países em desenvolvimento.

Mais tarde na década de 1980, os países eram divididos em Norte e Sul. No Norte, situavam-se os países ricos e ao Sul os países pobres. Com a globalização e a internacionalização dos mercados, os países foram novamente divididos em países centrais, mercados emergentes e países periféricos.

2 REGIONALIZAÇÃO EM BLOCOS ECONÔMICOS

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo fica dividido em dois grandes blocos: o Capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e o Socialista (liderado pela URSS) formando assim uma ordem mundial bipolar. Além desses dois blocos, diversos países se reuniram em organizações geopolíticas e econômicas,

constituindo blocos econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com