TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organzacional Etapa 1

Dissertações: Comportamento Organzacional Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório - Etapa 1

De acordo com o grupo, nesta atividade, observamos que existem muitos traços negativos e positivos do comportamento humano dentro de uma organização. Estudamos os capítulos 7 e 8 do PLT 111 aprendemos os conceitos de percepção, concepção e comportamento individual. Segundo Benjamin Whorf: “Se chove, algumas pessoas buscarão abrigo, outras sentirão prazer em caminhar na chuva. As suas percepções do que está acontecendo são diferentes, como se reflete no fato de fazerem coisas diferentes. O fato de que ambos os grupos concordarão com a frase “Está Chovendo” não significa que percebam o acontecimento da mesma maneira”.

Analisamos e fizemos as tabelas comportamentais com as características de cada personagem do Pet Glamour, utilizando a tabela 7.1 e também usando os conhecimentos adquiridos nos capítulos lidos para aplicar uma implicação negativa em cada personagem.

Estudamos os diferentes traços de personalidade segundo a teoria do psicanalista Carl Jung, e com ajuda do livro identificamos as diferenças entre as principais características de personalidade.

Podemos notar que a empresa tem grandes dificuldades tanto na área administrativa quanto na colaborativa, gerando um desiquilíbrio geral dentro da empresa, influenciando na diminuição do faturamento da mesma.

Os setores não tem uma boa comunicação entre si. Percebemos vários tipos de comportamentos dentro da organização que atingem diretamente o funcionamento da organização, como desorganização, falta de trabalho em equipe, individualismo e falta de liderança.

Como no caso dos funcionários do “Banho e Tosa” que não interagem com o resto da empresa, têm problemas de ego e comportamentais entre eles, pegando produtos sem um controle sistêmico, o que acarreta em problemas logísticos para a administração, que se sente sobrecarregada. Com isso a gerência sente-se sem controle.

Na área de vendas existe uma abstenção grande por parte das funcionárias, que faltam, apresentando atestados e muitas vezes chegam atrasadas, isso pode ser uma das causas da diminuição no lucro da empresa, já que são apenas duas vendedoras e quando uma delas falta, as vendas podem tender a cair.

Notamos que administração não se entende com o operacional e a gerência não tem comando e liderança para resolver os problemas de comportamento e de armazenagem de produtos dentro da empresa.

Poderiam ser criados um código de conduta e um sistema de registro de produtos. Gratificações e incentivos para funcionários que não faltam, motivação por parte dos gestores para com os funcionários, um maior diálogo e empatia entre as lideranças de cada setor poderia melhorar o desempenho geral.

Notamos que as diferenças entre os setores poderiam ser analisadas pela gerência pra entender porque a empresa está perdendo lucro, segundo Carl Jung:

"As diferenças humanas podiam ser entendidas ao combinarmos as preferências. Afinal, nós sempre preferimos e escolhemos uma forma de fazer as coisas em detrimento de outra. Nós não somos somente de um jeito ou de outro. Formas diversas de agir estão sempre presentes em cada um de nós, embora as preferências se manifestem em momentos específicos. Por exemplo, você pode usar tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com