TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional Etapa 3

Exames: ATPS Comportamento Organizacional Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 3

O tema “Trabalho em equipe” nos faz relacionar um grupo a uma atividade que será desempenhada por ele. Podemos ter dois tipos de grupos,

os que se organizam pelos métodos de comum acordo, e os que se organizam pelos métodos de liderança, mais comum em trabalhos remunerados no qual as funções são delegadas através de um “líder” que ao liderar as atividades, espera obter sucesso no trabalho do grupo, de forma que ele seja organizado e objetivo, e efetue o que lhe é determinado no menor tempo possível com eficácia e qualidade de serviço.

No caso da figura que devemos observar em destaque, podemos constatar que estamos analisando dois grupos em evidência. Neste caso são dois grupos de uma mesma equipe, que se organizam mediante a um “método de liderança”, onde nos mesmos existem um grande exemplo da falta de comunicação, o que acabou influenciando as equipes para uma atitude desorganizada e impedindo que elas obtivessem uma mesma linha de raciocínio, ocasionando por sua vez, gestos de desrespeito e desigualdade dos seus lideres, o que leva o grupo a ficar perdido e desiludido com o seu trabalho. Estas atitudes fazem com que o grupo se distancie, e assim todos acabem prejudicados. O objetivo de ambos era a construção dos trilhos até o ponto de encontro do mesmo, porém por falta ou falha de comunicação, não apenas de um dos lados mais de ambas as partes, acabaram não alcançando seu objetivo. Este exemplo nos faz refletir o fato de que muitas vezes acabamos optando por agir de modo individual e egoísta,e com este ato só estamos nos encaminhando para falha, e conseqüentemente um maior tempo perdido devido a correção e recomeço dos trabalhos, quando o correto é tomarmos atitudes que possam facilitar, agilizar e evoluir não só as nossas funções como também as dos demais colaboradores que buscam diariamente ao nosso lado, e ao lado da empresa, o reconhecimento e a realização de uma vida profissional bem sucedida.

Podemos analisar que para ter um bom resultado em uma equipe, devemos ter lideres e colaboradores com idéias, atitudes e conhecimentos diferenciados, que busquem alcançar todos o mesmo objetivo, e através disto consigam adquirir e transmitir experiências, formando assim um perfil de responsabilidade e companheirismo, colocando e trabalhando em cada um seu próprio diferencial e capacidade.

Repassar sabedoria resulta em ganhar muito mais confiabilidade, respeito e admiração, não só dos que estão abaixo de você mais principalmente dos que te regem, pois você se torna cada dia mais um ponto positivo em evidência , assim você realmente tornasse indispensável, com isto você se alcança um ponto construtivo, com espaço para abraçar novos horizontes, novos desafios, maiores cargos e receber melhor posicionamento no grupo que deseja se instalar e evoluir.

Escutar, saber distinguir, analisar e resolver as situações, promover seus colaboradores, e facilitar o trabalho de cada um com inteligência e eficácia, são atitudes que um líder não pode abdicar de ter. Diálogo e comunicação são corpo e mente de uma equipe, essências para a vitalidade de um esperado sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com