TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamentos Cidadania Organizacional

Ensaios: Comportamentos Cidadania Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Os Efeitos dos Comportamentos de Cidadania Organizacional para a Organização e para os Indivíduos

Os comportamentos de cidadania, de um modo geral, causam efeitos nos colaboradores que se vão refletir na eficácia da organização. Estes comportamentos podem influir no desempenho da organização, porque fornecem meios eficazes de controlo das interdependências entre os membros de uma organização e, em consequência, aumentar os resultados coletivos conseguidos (Smith, Organ, e Near, 1983 e Organ 1988).

Organ et al (2006) argumentam que os efeitos dos CCO para os indivíduos estão relacionados com os seguintes factores:

• os colaboradores que exibem CCO podem ser promovidos ou, no caso de uma crise, têm uma probabilidade menor de ser dispensado.

• os colaboradores com CCO são mais passíveis de serem incluídos em projectos especiais ou em equipas de trabalho, talvez porque estes comportamentos se traduzam num sinal de compromisso e envolvimento e também num reforço das interacções do grupo.

• os colaboradores que apresentam CCO, provavelmente, terão mais apetência a compartilhar as suas experiências com outros colegas (por exemplo sob a forma de comportamentos de ajuda) e isto faz com que tenham mais oportunidades de receber formação e participar nas funções de gestão e na integração de novos elementos.

Ainda segundo Organ et al (2006), os CCO podem também influenciar a natureza do relacionamento do colaborador com sua chefia:

• podem aumentar a probabilidade do líder apresentar uma relação mais próxima com o colaborador, actuando como um mentor.

• o líder pode recomendar o colaborador para atribuições importantes e/ou altamente visíveis e permitir que este tenha mais autonomia nas decisões da execução do trabalho.

Por fim, porque os CCO envolvem ajuda mútua, o feedback que o colaborador recebe dos outros colegas pode ajudá-lo a aumentar a perceção da sua própria eficácia e valor. Podsakoff e Mackenzie (1994) referem que a presença de Comportamentos de Cidadania Organizacional nos colaboradores, promove, na organização, uma série de aspetos que levam a mais eficácia, gerando mais produtividade dos gestores e colaboradores, reduzindo o gasto de recursos em funções de manutenção, sendo tais recursos canalizados para finalidades produtivas, que por sua vez leva à estabilidade da performance e fortalece o trabalho em equipa. Consequentemente, a organização torna-se mais competitiva e aberta a mudanças.

Uma apresentação sumária, mas muito abrangente das potenciais razões por que os CCO podem influenciar a eficiência da Organização, foi descrita por Organ et al (2006) e é apresentada neste trabalho. Assim, os CCO podem:

• Aumentar a produtividade dos colegas de trabalho:

- os colegas mais experientes ajudam voluntariamente os mais novos a se tornarem mais produtivos mais rapidamente, aumentado a eficiência do grupo como um todo.

- os comportamentos de ajuda podem favorecer a difusão de melhores práticas em todo o grupo de trabalho.

- aumentar a produtividade dos gestores:

- se os colaboradores se empenharem na virtude cívica, os gestores podem receber sugestões valiosas para a melhoria da eficácia organizacional.

- os colaboradores com cortesia evitam que os gestores tenham de fazer um programa de gestão de crises.

- colaboradores com desportivismo permitem que o gestor não tenha que tratar de problemas pequenos e de queixas sem fundamento.

• Libertar recursos para actividades mais produtivas:

- se os colaboradores se ajudarem mutuamente com os problemas no trabalho, os gestores podem despender mais tempo em actividades mais produtivas.

- se os colaboradores mais experientes ajudarem na integração do colega mais novo, os gastos da organização com estas atividades serão mais reduzidos.

- os colaboradores com conscienciosidade exigem menos supervisão administrativa e permitem que o gestor lhes delegue mais responsabilidades, o que o liberta para outras actividades.

- se os colaboradores incrementam as suas capacidades com o autodesenvolvimento, podem reduzir a necessidade de supervisão administrativa.

- reduzir a necessidade de dedicar escassos recursos a funções puramente de manutenção.

- os comportamentos de ajuda aumentam o espírito de grupo e a coesão, reduzindo a necessidade de gastos de tempo e de energia na manutenção das funções do grupo.

- a cortesia reduz os conflitos entre o grupo, diminuindo o tempo gasto nas atividades de gestão de conflitos.

• Servir como uma maneira efetiva de coordenação das actividades entre os membros do grupo e os vários grupos de trabalho:

- a virtude cívica e a participação voluntária em reuniões ajudam na coordenação dos grupos de trabalho e potencialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com