TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computadores e sua Geração (Definições e sua História)

Por:   •  13/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

II COMPUTADORES

2.1 Definições e sua História

É um dispositivo eletrônico com capacidade de executar diversas operações, entre elas: capacidade de executar instruções, realizar diversos processamentos e armazenamento de dados.

Como critério para seu desempenho, torna-se necessário ter ciência da história, pois vários processos foram tomados havendo a evolução de vários mecanismos aos quais deram inicio a criação dos primeiros computadores.

Um dos primeiros mecanismos foi o uso do ábaco, criado há 5500 a.C. tinha como principal finalidade efetuar soma e subtração.

Posteriormente veio a régua de calculo, que nada mais é do que duas réguas logarítmicas uma sobre a outra onde seu resultado é mostrado podendo efetuar multiplicação, divisão além de diversos outros cálculos complexos.

2.2 - A Geração Zero de Computadores

Como se costumava a pensar que Blaise Pascal , criador da primeira maquina de calcular a Pascalina, onde foi criada para ajudar seu pai a calcular os impostos fazendo somente adição e subtração, sendo integralmente automática.

Entretanto através de documentos foi descoberto um dispositivo que foi extraviado durante a guerra dos trinta anos cujo tinha capacidade de efetuar quatro tipos de cálculos, adição, subtração, multiplicação e divisão; este dispositivo foi criado por Wilhelm Schickard , infelizmente não havia muitos registros sobre este dispositivo, por este motivo foi intitulado a Blaise Pascal como criador da primeira maquina de calcular.

De acordo com a Wikipédia após diversos anos da data de criação da Pascalina foi criado o steppedreckoner, por Gottfried Wilhelm Leibniz , onde utilizou como base para seu projeto a própria Pascalina.

Posteriormente, criado por Charles Babbage a maquina diferencial, sua principal utilização seria para o uso náutico, entretanto apresentavam-se muitas restrições, o mais relevante foi à possibilidade de exibir os resultados obtidos através da perfuração de chapas cobre.

Depois de observar o funcionamento das máquinas de tear de Jacquard , onde através de cartões perfurados poderia ser interpretado quando os fios mudados de posição tornando possível a criação de desenhos no processo de tecelagem, Charles Babbage espelhou-se neste equipamento para criação da máquina analítica onde através dos mesmos princípios seria possível a execução de vários cálculos.

Mas foi somente em 1944, onde Howard Aiken com ajuda da marinha do EUA e a IMB que viria o surgimento Mark I, onde era possível a execução de operações matemáticas sem a mediação de um ser vivo.

2.3 - Geração Um – Válvulas (1945-1955)

Foi durante a Segunda Guerra Mundial com o intuito de codificar informações transmitidas e efetuar cálculos balísticos, que foi criado o primeiro computador eletrônico através do apoio dado pelo governo britânico, onde foi denominado de Colossus.

Os EUA não ficaram para trás e no mesmo período deu-se inicio a construção do ENIAC que possuía 18000 válvulas juntamente com 1500 relés, pesando a cerca de 30 toneladas.

Posteriormente ainda nos EUA veio a criação do UNIVAC, onde houve uma redução para 5200 válvulas fazendo com que seu peso e tamanho conseqüentemente diminuíssem, tornando-o inferior na quantidade de processos que poderiam ser realizados.

2.4 - Geração Dois – Transistores (1955-1965)

Esta geração teve diverso marcos, um deles foi criação dos transistores no Bell Labs (J. Bardeen, W. Brattain e W. Shockley, 1947) a substituição das válvulas por transistores onde conseqüentemente acabou alavancando a evolução dos computadores, com os transistores sendo 100 vezes menor, com duração bem maior, sem necessidade de aguardar aquecimento, com baixo consumo de energia e sendo muito mais rápidos.

Os primeiros computadores transistorizados incluem:

• Protótipos: TX-0 (MIT, 1956) e TX-2;

• DEC PDP-1 (1960), primeiro computador comercial com teclado e monitor de vídeo;

• IBM 7090 e 7094 versões transistorizadas do computador IBM709.

O principal fato da entrada da IBM para o comercio de computadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com