TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Intercultural

Por:   •  8/6/2016  •  Ensaio  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Leia o texto seguinte e responda às duas perguntas

O chefe de produção português António Silva trabalha numa fábrica de montagem chinesa em Tianjin que pertence a um grupo francês.

Com o tempo apercebe-se que os empregados chineses não cumprem com os prazos que eles próprios (chineses) estabeleceram para o cumprimento das tarefas que lhes foram atribuídas. António resolveu seguir o modelo de gestão da empresa mãe em França, propondo que fossem eles a avaliar o tempo necessário para o cumprimento das tarefas.

Na altura, notou que os empregados, para seu espanto, não acolheram a sua proposta com entusiasmo. Qual não foi o seu espanto quando, ao fim de algum tempo, verifica que quase ninguém cumpre com os prazos preestabelecidos. Quando aborda o encarregado chinês no sentido de este insistir com os trabalhadores em serem pontuais no desempenho das suas tarefas, este responde sempre “sim, senhor”. Contudo, não se verifica nenhuma melhoria.

Quando António decide finalmente recorrer a formas mais drásticas de intervenção, como por exemplo, cortar parte dos salários, os empregados simplesmente deixam de aparecer no trabalho.[pic 1]

  1. Porque é que os trabalhadores chineses reagem desta forma?
  2. Qual foi o erro de António? Que estratégia deveria ter seguido? 

(500 palavras > cotação: conteúdo = 40 pontos; redacção/exposição  do conteúdo = 10 pontos)

  1. Comente as seguintes afirmações, referindo algumas formas de processos culturais no contacto entre culturas.

    Na base do modelo de aculturação e sensibilidade transcultural de Bennet, está contida a ideia de que “não existe cultura em estado puro”.

    “A aculturação é o conjunto de fenómenos que resultam de um contacto contínuo e directo entre grupos de indivíduos de cultuas diferentes e que provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de um ou dois grupos” (Redfield, Linton, Herskovitz,
    Memorandum para o estudo da aculturação, 1936)

(500 palavras > cotação: conteúdo = 40 pontos; redacção/exposição  do conteúdo = 10 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com