TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Nas Organizações

Trabalho Universitário: Comunicação Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

1) A partir de uma leitura atenciosa do artigo "A comunicação Interna para Fora", explique de forma fundamentada, em um texto de 10 a 15 linhas, qual modelo de comunicação pode ser identificado na situação apresentada no artigo. Utilize-se de teorias sobre o assunto e de fragmentos do próprio artigo para fundamentar sua resposta. (2,0 pontos)

Resposta: O modelo de comunicação identificado no artigo é o modelo psicológico, pois além de considerar os elementos do modelo físico (fonte, mensagem, transmissor, sinal, ruídos, receptor e destinatário), trata também de outros elementos relacionados com os processos mentais das pessoas que se comunicam. Neste modelo, o emissor e o receptor funcionam como intérpretes da mensagem, sendo a interpretação influenciada pelos hábitos dos envolvidos e pelo sentido (aceitação e entendimento, intenção e objetivo) da mensagem. Nessa parte do texto: “Ao mesmo tempo, existe um fator psicológico que faz com que as pessoas tenham o sentimento de "missão cumprida" ou de "demandas realizadas", sempre que limpam a sua caixa de e-mails. E na ânsia do esvaziá-la, desfazem-se de mensagens que, mesmo vindas da empresa na qual trabalham, julgam não serem importantes.”, fica visível a interpretação por parte do receptor da mensagem, pois este muitas vezes deixa de abrir uma mensagem vinda da empresa, interpretando que esta não seja importante, por exemplo, ou acreditar que já tenha lido tal mensagem por possuir um título semelhante a outra.

2) Considerando a falha no processo de comunicação indicada no artigo apresentado, em um texto de 08 a 12 linhas, descreva, no mínimo, 04 barreiras de comunicação possíveis de serem observadas, justificando sua indicação a partir da descrição do problema. (2,0 pontos)

Resposta: “Não ouvir”, que no caso é o “não ler”, por muitas vezes o receptor não abrir a mensagem; “reações emocionais”, quando o receptor tem algum tipo de emoção em relação ao emissor e se deixa influenciar no modo como compreende a mensagem; “linguagem diferente”, pois as palavras significam coisas diferentes para as pessoas de acordo com sua idade, sexo, religião, educação e etc, sendo muitas vezes o emissor muito diferente do receptor; “complexidade e tamanho da mensagem”, mensagens excessivamente longas e com o uso de termos pouco comuns dificultam a compreensão do receptor.

3) Em um texto de 15 a 20 linhas, faça uma análise do processo de comunicação interna relatada pela autora, considerando aspectos referentes a sua realização e relação com a proposta de comunicação integrada. (2,0 pontos)

Resposta: A comunicação interna relatada no começo do artigo da autora Analisa de Medeiros Brum, apesar de ser uma das mais utilizadas, apresenta algumas falhas, como apresentado. Isso não significa que o tipo de comunicação por e-mail e/ou por “bilhetes” em murais no ambiente de trabalho não devam ser utilizados; apenas tem de ser usados da maneira correta, como, por exemplo, avisar aos funcionários sobre os e-mails que serão passados. A partir disso, é possível obter um resultado satisfatório desses tipos de comunicação interna/externa numa empresa. Mas, ainda assim, os softwares que estão sendo utilizados hoje em dia, facilitam ainda mais a comunicação e o compartilhamento de informação e ainda garantem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com