TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conce Silva

Trabalho Escolar: Conce Silva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante Curso Superior de Formação Específica em Recursos Humanos, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio supervisionado.

A importância do estágio supervisionado está em criar oportunidade para que o aluno aprofunde conhecimentos e habilidades em sua área de interesse. O conhecimento é algo que se constrói e o aluno, ao levantar situações problemáticas nas organizações, propor sistemas (soluções), avaliar planos ou programas, bem como testar modelos e instrumentos, está também ajudando a construir conhecimento.

Desenvolvimento das atividades

Antes de iniciar a descrição das atividades realizadas e correlacioná-las às disciplinas estudadas durante o curso, fez-se imprescindível introduzir a característica do setor (Recursos Humanos) onde são desempenhadas as tarefas, além de abordar a maneira que o colaborador foi inserido na organização.

Administração de Recursos Humanos

Apesar de ser denominado Recursos Humanos (RH), o setor onde são realizadas as atividades possui maiores características do Departamento Pessoal (DP).

O DP é um subsistema do RH e, segundo Marras (2002, p. 189), “tem por objetivo efetivar todos os registros legais e necessários para a administração burocrática exigida pelas práticas administrativas e pelas legislações que regem a relação ‘capital e trabalho’”. Em contrapartida, a administração de Recursos Humanos possui uma “(...) gestão mais dinâmica e focada no desenvolvimento e na motivação das pessoas. Preocupa-se com os interesses dos colaboradores” (KNAPIK, 2006, p. 41).

Tarefas Desenvolvidas

Controle de freqüência de colaboradores

Como vários colaboradores desempenham tarefas em diversos setores distintos, o RH utiliza o método para controlar a freqüência dos mesmos é o Ponto Eletrônico.

O controle através do ponto eletrônico inicia-se com a coleta (por meio de leitura de pen drive) de registros de ponto que são importados para o Sistema utilizado pela empresa.

As inconsistências (horários não registrados ou apontados em duplicidade etc.) são verificadas, impressas e entregues aos colaboradores para que os mesmos justifiquem as marcações imparciais. Com as justificativas (declarações, atestados médicos etc) em prontidão e ciência do supervisor, transportam-se as horas extras, atrasos e faltas ao programa de gestão de pessoas para que sejam calculados.

Os espelhos de ponto são impressos e encaminhados aos funcionários para que cada um confirme, através da assinatura, o ponto registrado.

Essa atividade está relacionada às disciplinas Legislação Trabalhista e sindical Administração Específica em Recursos Humanos e Introdução ao Direito Público e Privado.

Apoio em processos admissionais

Solicita-se da pessoa que será inserida na organização os documentos necessários para a admissão e estabelece-se um prazo para a entrega de tais informações. Encaminha-se o 12 mesmo para o setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) a fim de que seja marcado o exame admissional.

Com o resultado de aptidão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) em mãos, anota-se, na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) “(...) a data de admissão, a remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com