TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Orçamentos

Tese: Conceito de Orçamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 17

1.0 Conceito de Orçamentos

O orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas, contém as prioridades e a direção da entidade para um período, proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores, realiza-se no curto prazo, normalmente um ano, dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais: − top-down, ou seja, de cima para baixo bottom-up, ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional ou a mistura dessas duas abordagens.

2.0 Orçamento Geral

O orçamento geral é formado por vários orçamentos separados, mas interdependentes.

Orçamento de Vendas, um orçamento de vendas é uma planilha detalhada, que apresenta as vendas esperadas durante o período do orçamento; tipicamente, as informações são fornecidas tanto em valor monetário quanto unidades. Um orçamento preciso de vendas é a chave de todo o processo de elaboração de orçamentos.

O orçamento de vendas ajuda a determinar quantas unidades precisarão ser produzidas. Portanto, o orçamento de produção é preparado após o orçamento de vendas. O orçamento de produção é, por sua vez, usado, para determinar os orçamentos de custos de produção, incluindo os orçamentos de matéria-prima direta, mão de obra direta e custos gerais de produção. Estes orçamentos a seguir são combinados com dados do orçamento de vendas e do orçamento de despesas de venda e administrativas para determinar os orçamentos de caixa. Essencialmente, o orçamento de vendas gera uma reação em cadeia que leva á preparação dos outros orçamentos.

Orçamentos de Caixa, uma vez elaborados os orçamentos de operações, podem ser preparados o orçamento de caixa e outros orçamentos financeiros. Um orçamento de caixa é um plano detalhado que mostra como os recursos de caixa serão obtidos e usados dentro de um período determinado. No caso do orçamento de vendas, o impacto resulta dos recebimentos planejados com as vendas previstas. No caso dos outros orçamentos, o impacto provém dos pagamentos planejados dentro dos próprios orçamentos.

O orçamento de vendas geralmente baseia-se na previsão de venda da empresa, as vendas de anos anteriores são comumente utilizadas como ponto de partida na preparação da previsão de vendas. Além disso, os analistas podem examinar volume de pedidos ainda não atendidos pela empresa, a política de fixação de preços da empresa, tendências do setor, e condições econômicas gerais. Ferramentas estatísticas sofisticadas podem ser usadas para analisar os dados e construir modelos que sejam úteis na predição dos principais fatores que afetam as vendas da empresa, algumas organizações utilizam simulações sofisticadas em computador para reforçar suas estratégias de marketing e previsões de vendas, entretanto, não entraremos nos detalhes de como são feitas as previsões de vendas.

3.0 Orçamento Flexível

O Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.

Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas.

A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis. Estes estão sujeitos a maior variabilidade, as variações nas projeções, em relação ao resultado realizado, dificultam a análise da eficiência, seja ela relacionada aos setores, onde os gerentes e empregados não podem ser certamente avaliados e recompensados, ou em relação ao desempenho de toda a empresa.

Wood e Sangster (1996) confirmaram que quando os resultados reais são comparados com os resultados orçados segundo o orçamento empresarial, eles divergem por duas razões:

A- enquanto os volumes reais e orçados da fabricação e vendas podem ser os mesmos, os custos reais e orçados pode haver diferenças;

B- os volumes das unidades reais e orçadas de vendas e fabricação podem variar e os custos serão diferentes porque os volumes são diferentes.

4.0 Pontos Positivos do Orçamento Para a Gestão

Inicialmente, deve-se ter em conta que o orçamento não é um procedimento isolado, feito pelo departamento financeiro. É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da lei. Pode-se até mesmo questionar o procedimento e até mesmo a lógica científica de finanças. Porém, após entender e compreender é fundamental colocar em prática esses conceitos e práticas reconhecidos no mundo inteiro.

O orçamento empresarial deve abarcar os quatro pontos mais importantes em finanças que são: lucratividade, rentabilidade, liquidez e risco.

5.0 Isenção e imunidade tributária

5.1 Isenção

Para alguns autores, isenção é uma hipótese de não incidência legalmente qualificada. Para outros, é uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante esta impedido de constituir e cobrar o crédito tributário.

As isenções não são extensíveis às taxas, a contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão (art. 177, I e II do CTN).

Assim como um tributo só pode ser criado por meio de lei, a isenção também só pode ser concedida por meio de lei (sentido lato). O poder de isentar decorre do poder de tributar (art. 176 do CTN).

Os tributos instituídos por lei ordinária serão revogados por lei ordinária. Os tributos instituídos por lei complementar serão revogados por lei complementar. O decreto legislativo pode conceder isenção aos tratados internacionais que assim determinarem.

A isenção deve ser autonômica, isto é, concedida pela própria pessoa política tributante. Mas há exceções:

A União, por meio de tratados internacionais, pode conceder isenções a tributos não federais, pois a rigor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com