TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de diversidade

Tese: Conceito de diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Introdução

O reconhecimento do caráter multicultural de grande parte das sociedades, leva à constatação de muitas identidades culturais que tomam parte na constituição da diversidade histórica, cultural e lingüística nas mais diversas localidades.

O documento em questão aborda tais temas sob os seguintes títulos: diversidade histórica, diversidade lingüística, e diversidade Cultural.

A formação histórica da sociedade bem como a diversidade Cultural na formação do Brasil, relações culturais em diferentes regiões, as relações com o tempo e com o espaço; ocupado por seres humanos de diferentes origens culturais, a diversidade em diferentes grupos humanos, o ser humano como agente e produtor de sua historia, cultura, e as muitas linguagens como fator de identidade de grupos, e assim por diante.

Aponta a historia, a língua, a religião e os padrões culturais incentivando assim a conscientização crítica acerca da diversidade histórica, lingüística e cultural.

1.1 – Conceito de diversidade

O conceito de diversidade, como afirma Sacristán (2002), está relacionado com as aspirações dos povos e das pessoas à liberdade para exercer sua autodeterminação. Está ligado ainda à aspiração de democracia e à necessidade de administrar coletivamente realidades sociais que são plurais e de respeitar as liberdades básicas. A diversidade é também vista como uma estratégia para adaptar o ensino aos estudantes.

No contexto das políticas públicas educacionais, a diversidade surge como uma questão de direito, constituindo uma forma de entender a educação, ao tempo em que alimenta os seus objetivos, a organização das instituições escolares e a estrutura do próprio sistema de ensino. A diversidade age no sentido de orientar e organizar a prática educativa, dotando-a de conteúdos e de uma visão critica para entender a cultura, a sociedade e os vínculos sociais que a constroem. A diversidade é, pois, uma cultura que a educação é solicitada a tornar possível.

1.2 – Diversidade Histórica

Hoje, "índio" adquiriu sentido de categoria política, por conta das lutas pelo reconhecimento de seus direitos, que, segundo Rosane, levou a avanços. O principal, ela opina, é a Constituição de 1988, que garante educação pública diferenciada aos índios que assim desejarem. Os Governos Estaduais e Federal ficam incumbidos de formar e contratar professores indígenas para lecionar em escolas dentro das tribos.

Políticas para preservar hábitos da cultura indígena são importantes, opina a lingüista. Mas, tanto ela quanto a antropóloga concordam que mudanças culturais são naturais.

1.3 – Diversidades Lingüística

Ao trabalhar as variedades lingüísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se referem às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.

E agora com o advento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com