TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de cultura, diversidade cultural, etnocentrismo

Seminário: O conceito de cultura, diversidade cultural, etnocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Seminário  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  2.216 Visualizações

Página 1 de 8

O conceito de Cultura, diversidade cultural, etnocentrismo.

O homem é um ser predominantemente cultural. Graças à cultura, ele superou suas limitações orgânicas. O homem conseguiu sobreviver através dos tempos com um equipamento biológico relativamente simples.

Podemos considerar cultura como o ato, efeito, ou modo de cultivar, o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade; de uma civilização.

O desenvolvimento de grupos sociais, uma nação que é fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores, civilização, progresso.

Nesse sentido, a palavra cultura percorreu um longo caminho até adquirir um sentido sistemático de uma diversidade de maneiras de viver.

Cultura é palavra de origem latina e em seu significado original está ligada às atividades agrícolas. Vem do verbo latino "colere", que quer dizer cultivar. Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado e a usaram para se referir ao refinamento pessoal, e isso está presente na expressão "cultura da alma". Como sinônimo de refinamento, sofisticação pessoal, educação elaborada de uma pessoa, cultura foi usada constantemente desde então e o é até hoje.

A cultura é a esfera geral do conhecimento e das representações do vivido na sociedade histórica. A cultura envolve todo o acervo de valores e hábitos que marcam a condição humana. Um conjunto de atributos que se projeta para diferentes variáveis comportamentais. Existem valores, hábitos, objetos e comportamentos genéricos que dão certo "ar de família" cultural a uma sociedade, grupo humano, região ou comunidade. Desde a antiguidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas. A antropologia moderna tem como uma de suas tarefas a reconstrução do conceito de cultura. Para alcançar tal objetivo, será utilizado um esquema elaborado por Roger Keesing, no qual classifica as tentativas modernas de obter uma precisão conceitual. Em um primeiro momento, temos as teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo. Nesse sentido, temos que culturas são sistemas que serem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos.

As teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo: culturas são padrões de comportamento socialmente transmitidos que servem para adaptar as comunidades humanas ao seu modo de vida (tecnologias, modo de organização econômica, padrões de agrupamento social, organização política, crenças, práticas religiosas, etc.

Em um segundo momento, temos as teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens. A primeira delas é a dos que consideram cultura como sistema cognitivo, isto é, a análise dos modelos da comunidade a respeito de seu próprio universo. Aqui, temos que cultura é um sistema de conhecimento consistindo em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.

A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, que define a cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana. E a última das três abordagens que considera a cultura como sistemas simbólicos. Neste aspecto, a cultura é um sistema de símbolos e significados, compreendendo categorias ou unidades e regras sobre relações e modos de comportamento. Ademais o presente texto analisa como a cultura condiciona a visão de mundo do homem, interferindo até na satisfação de suas necessidades fisiológicas. Com isso, temos que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas, e, portanto, têm visões diferentes das coisas. Dessa forma, o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural. E é essa herança cultural que vai determinar muitas características de seres da mesma “tribo”. A operação de determinada cultura influenciam os indivíduos no modo de agir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferenças linguísticas.

Até as necessidades fisiológicas são condicionadas pela cultura. Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, qual seja o corpo, mas a utilização deste depende de um aprendizado que consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo. Considerando o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, há uma propensão em considerar seu modo de ida como sendo o mais correto e o mais natural. Essa projeção é chamada e etnocentrismo e o a responsável sem seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. A projeção disto para o plano extra grupal resulta nas manifestações nacionalistas ou formas mais extremadas de xenofobia. Assim, comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes.

Em uma última análise, o texto traz ainda a cultura como interferente no plano biológico. Vemos como exemplo disso a sensação de fome que depende dos horários de alimentação que são estabelecidos diferentemente em cada cultura. Dependendo da cultura, ficamos condicionados a sentir fome em um determinado horário. Outro exemplo é que a cultura também é capaz de provocar curas de doenças reais ou imaginárias. E estas curas ocorrem quando existe a fé do doente na eficácia do remédio ou no poder dos agentes culturais.

Vemos assim que a cultura nos condiciona a fazer ou deixar de fazer coisas, de Ter ou não reações e alguns comportamentos, enfim, a cultura é realmente uma lente através da qual o homem vê o mundo. Dessa forma, podemos considerar a cultura como sendo todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.

A cultura é o meio de adaptação do homem aos diferentes ambientes. Ao invés de adaptar o seu equipamento biológico, como os animais, o homem utiliza equipamentos extraorgânicos. A cultura é também um processo acumulativo. O homem recebe conhecimentos e experiências acumulados ao longo das gerações que o antecederam e, se estas informações forem adequada e criativamente manipuladas, permitirão inovações e invenções. Assim, estas não são o resultado da ação isolada de um gênio, mas o esforço de toda uma comunidade. Na realidade, não existe um consenso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com