TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas públicas educacionais brasileiras têm buscado articular os conceitos de diversidade

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO

Trabalho apresentado à disciplina Estudos Disciplinares II

                                    Professora

                                    Nome do aluno

                                    RA.

                                    Sociologia

     

Pólo

Cidade

Mês e Ano

O trabalho é uma elaboração de um texto que destaque as individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil fazendo uma ligação da Resolução no. 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares e texto “O Mundo” In GALENO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2008.

Palavras-chave: Desenvolvimento, políticas educacionais, diversidade, formação, aluno, professor, educação.

O presente trabalho proposto tem como objetivo principal analisar a diversidade educacional e suas políticas, desafios, resultados. Atualmente, os debates e estudos epistemológicos estão tendo como categoria central a diversidade cultural e, nessa perspectiva, se coloca como um dos grandes desafios contemporâneos: como viver juntos, respeitando-nos uns aos outros, em uma sociedade multicultural. Nosso país é formado por diferentes culturas que estão espalhadas pelas regiões que formam o nosso rico pais.

A LDB tem como função efetivar o cumprimento ao compromisso político e pedagógico em relação às instituições escolares e às diretrizes e parâmetros educacionais. Foram elaboradas tais orientações, no sentido de que estas possam se configurar como instrumento de subsídio teórico-metodológico que possibilite fundamentação e debate nos espaços formativos das escolas, assim como projetos pedagógicos.

O desafio de se pensar em uma educação que leve em consideração essa formação para emancipação é grande, por isso, as leis de diretrizes e bases tentam traçar em linhas gerais os objetivos da educação, discutir sobre a educação e transpor as barreiras existentes e alcançar uma educação para emancipação humana.

A prioridade da educação escolar é trabalhar para que todos os estudantes sejam atendidos em suas especificidades, inclusão de temáticas relativas à diversidade, a partir da legitimação das diferenças, superação de preconceitos e discriminações, tornando a escola uma referência para o reconhecimento, respeito, acolhimento, diálogo e convívio com a diferença. A educação inclusiva fundamentada na concepção de direitos humanos conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e fundamentais do processo educativo.

         As políticas públicas educacionais brasileiras têm buscado articular os conceitos de diversidade como construção histórica, social, cultural e política  por entender o lugar das relações no contexto da história sociopolítica do país e considerar que essa ligação de conceitos é condizente com a multiplicidade de identidade que compõe a população brasileira.

Aprendizagem produtiva e qualitativa de conhecimentos para a vida e para a cidadania, em que se envolva, articuladamente, escola, professor, aluno, currículo e conceito/conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com