TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Administrativos

Trabalho Universitário: Conceitos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 1

Carla Rossi trabalha como analista de organização e método em uma grande organização nacional. Seu trabalho é baseado no seguinte método:

• Ela se dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa,

• Analisar e decompor os processos existentes,

• Sintetizar e recompor tais processos de maneira organizada,

• Verificar que nada tenha sido omitido.

Faça uma correspondência entre o método de trabalho da Carla e o método cartesiano.

R: A função da Carla é analisar os processos burocráticos da empresa que através de seus conhecimentos se baseia no método cartesiano. Analisa os processos e para chegar a organização desses métodos ela os analisa alcançando os erros e entendendo a causa dos tais, os organiza com soluções adequadas e esses processos.

¬

Atividade 2

Antônio é um administrador inovador, na empresa que dirige implantou uma hierarquia de autoridade (diretores, gerentes e funcionários), uma assessoria (especialistas em direito, contabilidade, propaganda, pessoal) e uma coordenação funcional para que todos trabalhem de forma entrosada.

Na escala hierárquica, cada diretor ou gerente utiliza o princípio da unidade de comando.

Assim criou uma empresa na qual os funcionários reconhecem a autoridade e um conjunto de regras necessárias para que todos trabalhem de forma harmoniosa.

Será que Antônio é realmente inovador? DE ONDE ELE TIROU ESSAS IDÉIAS?

R: Antônio pode não estar sendo totalmente inovador, pois essa escala hierárquica é usada desde os tempos antigos, mas se for comparar com outras empresas ele está sendo inovador. Isso forma uma autoridade dentro da empresa trazendo mais organização interna, essas idéias vêm da influência Militar ou até mesmo da igreja católica que usavam este tipo de hierarquia, mas como qualquer tipo de procedimento existe suas vantagens e desvantagens, se for feita da forma correta trazem grandes resultados.

Atividade 3

Jairo Almeida não se conformava, todos comentavam que a empresa que ele estava dirigindo “ a Dinossauros” – estava vivendo ainda na era da Revolução Industrial , alguns comentavam que ainda não tinha saído da primeira fase da Revolução Industrial. Jairo achava incrível receber menções desse tipo.

Como você agiria no lugar de Jairo?

R: Jairo, julgava essas criticas de modo errado, acreditando serem elogios a sua empresa e por isso não se preocupava em modernizá-la. As mudanças eram necessárias para ele que ele se adequasse ao novo mundo industrial que estava se formando, sua empresa com má fama perdia Clientes, pois ela não tinha ainda as modernidades das outras. Jairo para voltar ao mercado deveria implantar a utilização das maquinas a vapor, assim como a utilização dos combustíveis derivados do petróleo, o uso de aço e a implantação da energia elétrica em sua empresa, Jairo deveria substituir o trabalho artesanal pelo trabalho assalariado, e o uso das maquinas. Em seu lugar eu faria as mudanças necessárias para que minha empresa se destacasse no mercado, e podendo assim competir com as outras que já haviam se adequado a esse novo mundo industrial.

Atividade 4

A Criare Calçados é uma empresa que quer ser competitiva. Otávio Sampaio, diretor de marketing, está indeciso entre imprimir uma estratégia de integração vertical (desde a produção das matérias-primas até o produto acabado) e uma estratégia de integração horizontal (produzir para uma ampla cadeia de lojas próprias em todo território nacional). Otávio precisa definir o assunto com o presidente da empresa.

Quais seriam seus argumentos prós e contras às duas estratégias, se estivesse no lugar de Otávio?

Com relação a integração vertical, teremos que considerar que custos irão ocorrer já que o que os fornecedores que nos fornecem passará a ser fornecido pela nossa empresa. Iremos calcular quais o investimentos necessário para se proceder à integração e quando atingiremos o ponto e retorno do investimento. Após uma longa análise, trago aqui as vantagens em termos uma integração vertical:

- Diminuição de custos com transporte uma vez que não precisaremos mais transportar o produto do nosso fornecedor ou para nosso cliente, pois seremos ambos, e mesmo que produzamos estes produtos em instalações separadas, cuidaremos para que sejam próximas. Outro aspecto que nos permitirá redução de custos é a margem de lucro que o nosso fornecedor ou cliente tinham.

- Aumento do controlo. Não teremos mais que passar por situações como que já aconteceram algumas vezes em que fechamos um contrato com um fornecedor para comprar uma quantia máxima de produto, mas o contexto mudou e acabamos por necessitar mais do que a quantidade fixada por um determinado período de tempo, tivemos que renegociar com o fornecedor e em alguns casos eles não aceitaram fora do que havia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com