TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Administração

Artigo: Conceitos De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  5.983 Palavras (24 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 24

1. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

A palavra “administração” tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

Para Harold Koontz, administração é a arte de realizar com e por meio de pessoas, em grupos formalmente organizados.

Para William H Newman, administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo em comum.

Samuel C. Certo, descreve que administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais.

E para James A. F. Stoner, administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos.

A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa.

Para chegar ao seu significado atual, a administração sofreu uma formidável ampliação e aprofundamento ao longo dos anos, e o administrador passou a ser uma figura indispensável em todos os tipos de organizações humanas, pois necessita de conhecimentos e competências para realizar as funções e serviços propostos.

Exemplos de conhecimentos:

• Planejamento: pró-atividade e visão antecipatória, foco em objetivos estratégicos e visão de futuro;

• Organização: visão sistêmica, convergência e networking;

• Direção: missão e valores, comunicação e liderança; e

• Controle: foco nos resultados, desempenho, eficiência e eficácia.

Figura 1.1 – Processo Administrativo.

1.1. Conceitos Atuais da Administração

Nos dias de hoje, a Administração figura como uma única instituição que ultrapassas as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial, não se restringindo às fronteiras nacionais. Na atualidade, o centro econômico encontra se na organização, sendo que a organização administrada que maneja a tecnologia, a informação e a produtividade, e por meio dessa organização, a sociedade consegue que as coisas sejam feitas, e a administração é a ferramenta, a função ou o instrumento que torna as organizações mais eficazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento.

2. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)

Devido à necessidade de administrar adequadamente o desenvolvimento gradativo e a complexidade das organizações, surgiu a Administração, sua Teoria Geral, é decorrente das Teorias das Organizações, ou seja, uma forma de por em prática com conceitos e ideologias a respeito das organizações. A TGA é um estudo da forma administrativa das organizações e empresas em particular, essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.

Passou por diversas fases bem distintas que se superpõe, cada uma enfatiza e realça um aspecto da Administração, sendo elas: ênfase nas tarefas, estrutura organizacional, pessoas, tecnologia, no ambiente, nas competências e na competitividade.

2.1. Ênfase nas Tarefas

É a abordagem típica da Escola de Administração Cientifica, esse nome foi dado pelo fato da tentativa de aplicação dos métodos científicos aplicados aos problemas da administração.

A Escola Científica de administração iniciou se no século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, (1856 – 1915), que é considerado o fundador da moderna TGA.

Taylor provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época. Sua principal preocupação foi tentar eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias americanas, elevando assim, os níveis de produtividade, aplicando técnicas da engenharia industrial.

Até então os métodos de trabalho eram confiados ao próprio operário, que utilizava suas experiências pessoais anteriores para realizar suas tarefas.

Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher seu jeito pessoal de executar a tarefa, para impor lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado em planejamento de tarefas, sendo assim instituía se a organização racional do trabalho. A técnica que Taylor utilizou para chegar ao método racional foi o estudo de tempos e movimentos. As atividades mais complexas eram divididas em atividades mais simples e estas em movimentos elementares para facilitar sua racionalização e sua padronização. A simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente, com isso, a fragmentação das tarefas foi importante para a especialização do trabalhador.

Taylor se preocupava em construir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana, uma espécie de engenharia aplicada à administração. Focando nos números de produção cada vez maior, a administração científica, concentrou-se, nas técnicas de produção em massa, pois o esse estudo era internamente ligado ao estudo de tempos e movimentos. Seus princípios consistiam em padronização, racionalização do trabalho e o ritmo.

Taylor previa com isso o aumento da produção, a redução de custos e a qualidade do trabalho. A figura a seguir mostra o raciocínio da época.

Figura 1.2 – Abordagem Microscópica e Mecanicista da Administração Científica.

A ênfase nas tarefas é uma abordagem microscópica utilizada no nível dos operários e não nível da empresa em sua totalidade, essa é uma abordagem é mecanicista, pois, envolve um conjunto de fatores, como o estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com