TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Produção E Operações

Artigo: Conceitos De Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos de Produção e Operações

Com a evolução da produção e operações surgiram vários conceitos, entre eles podemos citar a Produção em Massa, queé caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais.

Outro conceito amplamente difundido foi o de Produção enxuta (Lean), significando maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (Mão-de-obra, Máquinas e equipamentos, etc.),introduzindo também as seguintes filosofias e conceitos em seu contexto:

1) O Just-in-time (JIT) tem como objetivo reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados.

2) A Engenharia simultânea é um conceito que se refere à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto.

3) A Tecnologia de grupo é uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes, agrupando em processos comuns.

4) O Consórcio modular utiliza diversos parceiros que trabalham juntos dentro da planta, em seus respectivos módulos, e são responsáveis pelas operações na linha de montagem.

5) As Células de produção são unidades de manufatura e/ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transportes e de estoques intermediários entre elas.

6) O Desdobramento da função qualidade (QFD) é uma metodologia que visa levar em conta, no projeto do produto, todas as principais exigências do consumidor a fim de não somente atende-las como também suplantá-las.

7) O Comakership é o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada.

8) Os Sistemas Flexíveis de Manufatura são conjuntos de máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.

9) A Manufatura Integrada por Computador refere-se à integração total da organização manufatureira por meio de sistemas de computadores e filosofias gerenciais que melhoram a eficácia da empresa.

10) Quando falamos em Benchmarking são as comparações das operações de um setor ou de uma organização em relação a outros setores ou concorrentes.

11) A Produção Customizada é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto.

http://mangabeirablog.blogspot.com.br/2008/07/um-pouco-de-produo-e-operaes-parte-2.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com