TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrência - mídia E Criação

Trabalho Universitário: Concorrência - mídia E Criação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  4.521 Palavras (19 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

ALINE AGATHA

FLÁVIA FERREIRA

HENRIQUE FERNANDES

JÉSSICA CIRINO

JOANA RIBEIRO

LUAN CARVALHIS

NALINE FERRAZ

MICHAEL SCALIONY

THAMARA YANNE

PROPOSTA ESTRATÉGICA DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA

“Sapore Pizzeria”

Belo Horizonte

2014

PROPOSTA CRIATIVA

SAPORE PIZZERIA

Problema a ser resolvido: A Sapore Pizzeria está presente em Belo Horizonte desde 2002 e, apesar de estar localizada em bairros estratégicos, somente a unidade de Lourdes está consolidada no mercado e o restaurante do bairro Sion apresenta falta de público de domingo a quinta-feira. Com isso, será necessário atrair novos clientes, além de fidelizar os já existentes.

Target: A loja do Sion atende a pessoas de 35 a 45 anos, pertencentes às classes A e B, de ambos os sexos. Mas o intuito da campanha é atingir a todos os membros da família e estender a idade do público, alcançando homens e mulheres de 18 a 45 anos. O público também é educacionalmente definido por formação universitária, possuindo um poder de compra mais elevado e um nível de exigência mais alto.

Objetivo: Atrair novos clientes, principalmente para a unidade Sion, e, consequentemente, fidelizar os já existentes, através de uma campanha institucional que promoverá a marca.

Gênero da campanha: Emocional.

Conceito: O conceito da campanha foi pautado na palavra "Família" – indivíduos que possuem grau de parentesco entre si ou são ligados por laços afetivos. Queremos mostrar os mais variados tipos de "família"; não apenas a tradicional, composta por pai, mãe e filhos, mas também os grupos de amigos e colegas de trabalho. São pessoas unidas por ideias, gostos, valores e opiniões comuns, e que são tão ligadas emocionalmente quanto os membros de uma família “tradicional”. Família traz a ideia de confiança, tradição e fidelidade, estes são os valores da Sapore que queremos apresentar ao público. Além disso, vale ressaltar que a Sapore possui um ambiente familiar, ideal para os diversos encontros (passeios com amigos, reuniões a trabalho e, demais eventos e comemorações).

Período da campanha: Duração de 1 mês e 15 dias – 09 junho de 2014 a 24 de julho de 2014. A data para campanha foi definida tendo em vista a sazonalidade desta época do ano. Neste período, temos o Dia dos Namorados, data em que os casais buscam ambientes agradáveis e aconchegantes para comemorar [de acordo com a pesquisa Fecomércio (2013), 66% das pessoas fazem alguma comemoração no dia dos namorados].

Neste período acontecerá, também, a Copa do Mundo 2014 (evento que gera forte repercussão e faz com que as pessoas saiam de casa para comemorar e confraternizar). Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, em 2012, o futebol é considerado a maior paixão dos brasileiros por 77% dos entrevistados e grande parte da população vê os jogos ao lado de seus amigos e familiares. Este evento ainda trará ao país um grande número de estrangeiros e, de acordo com dados do governo federal, os turistas gastarão cerca de R$ 7 bilhões durante a Copa do Mundo no Brasil.

Acontecerá, ainda, um concurso nacional em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de junho de 2014 e a Sapore deseja aproveitar esta ocasião para fomentar a interatividade e estreitar os laços com seu público, ouvindo palpites e sugestões de seus clientes. Além disso, em junho a pizzaria completa 5 cinco anos de mercado.

Para finalizar, estaremos no inverno, estação ideal para o consumo de pizza e vinho; uma grande oportunidade, uma vez que a pizzaria é referência no que diz respeito à degustação de um bom vinho.

Verba: R$ 500.000,00

SUGESTÃO DE MARCA

Nova identidade visual

Em comemoração aos 5 anos de existência e como parte da estratégia da campanha, foi sugerida uma alteração da identidade visual da Sapore.

A logo foi desenvolvida nas tipografias Gravity, uma fonte sem serifa, que confere sobriedade, solidez e nobreza ao nome; e Justus Italic, uma fonte com serifa, que harmoniza com a anterior ao adicionar a elegância dos traços suaves e clássicos.

O “a” do nome Sapore foi estilizado e criado a partir do processo de decomposição do formato da fatia de pizza. Mantivemos apenas um triângulo incompleto, que lembra um “v” de cabeça para baixo, como referência à pizza.

Na versão colorida, foram usadas as cores da bandeira italiana dentro da letra “o”, compondo o nome da pizzaria de uma forma minimalista e elegante.

Defesa das peças

Foi criado um padrão de madeira, com ar rústico e tradicional, que remete às pizzarias italianas, para ser usado como plano de fundo das peças gráficas e para o site da Sapore. A madeira, além disso, remete à ideia de conforto e aconchego; elementos intimamente ligados à família.

As fotos foram tratadas de modo a exibir uma aparência envelhecida e foram emolduradas com tachas e frames típicas de tradicionais álbuns de fotografias – mais um elemento que tem ligação com a temática familiar.

As cores utilizadas foram, principalmente, o vermelho e o verde, cores presentes na bandeira italiana e que compõem a logo da Sapore; e o dourado/bege, que confere sofisticação, tradição e nobreza ao material.

PLANO DE MÍDIA

Meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com