TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Social Da Saúde .

Artigos Científicos: Construção Social Da Saúde .. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Construção Social da Saúde

Conceito: Saúde ( Organização Mundial de Saúde )

Definição de saúde é como um estado completo de bem-estar físico e até mesmo metal e social, não é somente a ausência de enfermidades.

A saúde é um direito de todos sem distinção e sem saúde não iremos à lugar nenhum, portanto é essencial para todos, pois sem ela não chegaremos a nenhum lugar, sem ela não conseguimos trabalhar e bem.

O bem-estar físico do homem é como um todo. O lado psíquico da saúde cresceu de importância na época agitada que o mundo vive. Inquietudes, pressa, ansiedade, incertezas da vida principalmente na área econômica, na vida afetiva e outros motivos, desgaste constante de energias mentais levam ao homem ao cansaço e sofrimentos emocionais.

Conceito: Doença

Ao desconhecerem as causas de muitas patologias, os médicos muitas vezes dispunham de meios bastante limitados para curar as doenças, para assim combater o sofrimento da dor, quando a impotência para impedir muitas vezes o agravamento da pessoa, a saúde e a doença são dadas a elas a função de boa ou má sorte em um contexto fatalista.

Os serviços de saúde tanto públicos quanto o privado, estavam prontos para atender os doentes e responder às necessidades da população em termos de doença.

O centro das atenções era a patologia em si, o controle da evolução e o retorno da saúde. A doença era conceituada como falta ou perturbação da saúde.

Depressão

É considerada um transtorno de humor, é uma doença psicossomática de natureza afetiva que causa mau a mente e ao corpo. Existem vários fatores que causam esta doença como por exemplos traumas, perdas e lutos.

Um desses fatores também é o estresse, pois quando estamos estressados o cérebro reduz a produção de serotonina, o "hormônio da felicidade". A depressão surge como estresse crônico ou mesmo estresse traumático. A medicação antidepressiva tenta regular a serotonina, só que isto trata somente os sintomas.

O que pode também desencadear a depressão seria a falta de emprego, separação conjugal, perda de um parente ou até mesmo de um animal doméstico, problema de alterações químicas, medicamentos, alimentos também podem desencadear a doença ou predisposição genética.

Os sintomas da depressão são vários um desses são o humor depressivo, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades que antes eram agradáveis, desinteresse, falta de vontade, indecisão, sentimentos de medo, desespero, ideias frequentes de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, fracasso, sentimento de doença ou morte, esquecimento, diminuição do desempenho sexual, perda ou aumento do apetite e do peso e a insônia.

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso de que algo ruim aconteça de forma inesperada.

A causa é desconhecida, porém a genética pode ser um fator determinante. Pesquisas indicam que se um gêmeo idêntico tem síndrome do pânico, o outro gêmeo também desenvolverá o problema em 40% das vezes. A síndrome ocorre em geral muitas vezes sem acontecer nenhum histórico familiar.

A síndrome do pânico é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens, isso acontece antes dos 25 anos, mas podem ocorrer depois dos 30. Embora também ocorra em crianças, ela normalmente não é diagnosticada até que as crianças sejam mais velhas.

O ataque de pânico começa de repente e muitas vezes pode ser confundido com um ataque cardíaco.

Um dos sintomas dos ataques seriam ansiedade, dor no peito, tontura ou desmaio, medo de morrer, medo de perder o controle, sensação de engasgar, sentimentos de indiferença, sensação de estar fora da realidade, náuseas, dormência, palpitações, taquicardia, falta de ar, suor, ondas de calor e tremores.

Os medicamentos antidepressivos chamados inibidores seletivos de recaptação da serotonina são normalmente receitados e eles incluem Fluoxetina, Sertralina, Paroxetina e outros.

Loucura

A loucura é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais.

Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental.

Philippe Pinel foi um médico francês,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com