TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabidade Conceito De Orçamento E Sua Importância Na Organização.

Dissertações: Contabidade Conceito De Orçamento E Sua Importância Na Organização.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.613 Palavras (15 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 15

UMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPÔRTANCIA NA ORGANIZAÇÃO 4

3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO 7

4 orçamento operacional e financeiro 8

5 A IMPORTÂNCIA DA TRIBUTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO OPERACIONAL 10

6 AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ORÇAMENTO 17

7 aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis 18

8 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho traz uma abordagem completa sobre as matérias estudadas no quarto semestre do curso de ciências contábeis.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável dentro de toda e qualquer organização, sendo necessária uma integração com outras áreas, tais como o direito e a administração. O cenário socioeconômico atual, estruturado na internacionalização dos mercados, vem exigindo uma nova postura do profissional contábil, condizente com uma sociedade pautada na competitividade, tecnologia e conhecimento.

Em todas as as atividades da empresa, o planejamento se faz necessário, mas principalmente nas atividades da área financeira. Uma gestão financeira eficaz tornou-se peça fundamental no sucesso de uma empresa .

Neste trabalho serão abordados temas de fundamental importância para uma boa orientação contábil, a serem aplicados nas empresas. Temas estes de grande relevância, tais como: Planejamento financeiro, orçamento flexível, demonstrativos contábeis, aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis, análise de regressão linear como ferramenta na elaboração de orçamento operacional, sociedades, estabelecimentos empresariais, obrigações tributárias e seu lançamento e tributos incidentes nas empresas.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPÔRTANCIA NA ORGANIZAÇÃO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de eficiência razoável é indeterminado e dependente da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva. O conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer a determinada despesa. O orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia, o orçamento é nesse sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam essas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Para melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

2.2 AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO

Um orçamento é a melhor ferramenta para detectar gastos e poder assim garantir uma poupança adicional, permitindo assim analisar os nossos rendimentos um orçamento quer pessoal quer familiar, apresenta vantagens como:

Vantagens de um orçamento:

Controle: com um orçamento pode-se controlar os gastos, ajuda a decidir com alguma exatidão a forma como aplicar o dinheiro.

Organização: mesmo o orçamento mais simples permite sistematizar ou dividir os recursos por categoria de despesas e poupanças.

Comunicação: quando um orçamento é familiar permite que toda família participe na sua elaboração, podendo então discutir as prioridade:

Conhecimento: pode-se saber sempre com algum rigor o estado de suas finanças funcionando como instrumento de auto-educação que mostra como gastar os recursos.

Aproveitar as oportunidades: sabendo quanto tens de forma exata pode-se aproveitar uma oportunidade que surja de forma inesperada.

Ganho de tempo: a maior organização das despesas resultante da elaboração do orçamento permite, a prazo, poupar tempo.

Ganhos monetários: uma maior racionalização das despesas resultantes da elaboração de um orçamento vai permitir poupanças adicionais que poderão ser aplicadas por forma e gerar um rendimento extra.

Regras fundamentais para a elaboração de um orçamento:

Definir claramente as necessidades

Saber o que se compra, para que fim e onde comprar.

Planejar as despesas

Controlar os extratos de conta

Organizar os documentos de despesa de forma funcional

Evitar desperdícios

2.3 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO

Os orçamentos expressam, quantitativamente, as políticas de comprar, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia. Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.

Tipos de orçamento:

Orçamento de produção: tendo como ponto de partida as necessidades de vendas, os estoque iniciais e finais programados de MP, PA e PF a produção fará uma projeção das quantidades a serem produzidas em cada período.

Orçamento de mão de obra direta: a partir da necessidade de produção e sabendo-se da necessidade de MOD necessária em cada ponto, bem como os custos envolvidos.

Orçamento de vendas: a finalidade do orçamento de vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades e/ou executivos e especialistas em marketing.

Orçamento das despesas comerciais e administrativas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com