TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Exames: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  9.507 Palavras (39 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 39

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CAMPO DE APLICAÇÃO 4

3 INDÍCE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4

3.1 O QUE A EMPRESA GANHA AO INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICE 5

3.2 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA 5

4 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 6

5 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR 8

5.1 AGRONEGÓCIO 9

5.1.1 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO 11

5.1.2 PERSPECTIVAS PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO 12

5.1.3 IMPORTANCIA ECONOMICO-SOCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO 13

5.1.4 DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL 14

5.2 CONSTRUÇÃO CIVIL 17

5.3 TERCEIRO SETOR 20

5.3.1 PRINCIPAIS CATEGORIAS DO TERCEIRO SETOR 21

5.3.2 IMPORTANCIA DO TERCEIRO SETOR NO COMBATE DOS PROBLEMAS SOCIAIS 23

5.3.3 QUALIDADE ETICA PARA A CONSTRUÇÃO DA RIQUEZA 25

5.4 A EXPANSÃO DAS ATIVIDADES ECONOMICAS 27

5.4.1 A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO 27

5.4.1.1 MODERNIZAÇÃO 28

5.4.2 A EXPANSÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 29

5.4.3 A EXPANSÃO DO TERCEIRO SETOR 31

6 OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE 33

6.1 NA EMPRESA 33

6.2 EM ÓRGÃO PÚBLICO 34

6.3 COMO AUTONOMO 35

7 CONCLUSÃO 36

REFERÊNCIAS 37

1 INTRODUÇÃO

Como se sabe, Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.

Desta forma, apresentarei a seguir, a informações sobre Contabilidade Aplicada que tem por objetivo fornecer à administração informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições.

2 CAMPO DE APLICAÇÃO

O campo de aplicação da Contabilidade abrande todas as entidades econômico-administrativa, tais as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Munícipios, as Autarquias, etc. Seu campo de aplicação são as células sociais que dão movimento ao Patrimônio, ou mais tradicionalmente, aziendas, que são as entidades econômico-administrativas, isto é, são todos os entes que, para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, possuem um Patrimônio e necessitam de uma gestão sobre o mesmo.

A Contabilidade pode ser aplicada à todas as entidades econômico-administrativas. Aplica-se tanto às sociedades mercantis como às sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidade lucrativa. Ressalte-se que o campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequeno negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas.

A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia).

O enfoque deste projeto é apresentar os seguintes eixos:

3. INDÍCE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Desse conceito deduz que a iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com