TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Artigo: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:..............................................4

2.1 O que é o ISE-Bovespa........................................................................................4

2.1.2 Vantagens de integrar ao indice.........................................................................4

3 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:.................................................................5

3.1 Contribuição para a transparência da lei...............................................................5

4 AGRONEGOCIO,CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR.............................6

4.1 Agronégocio...........................................................................................................6

4.1.2 Construção civil...................................................................................................6

4.1.3 Terceiro setor......................................................................................................7

4.1.4 Expanção e oportunidades com o crescimento dessa atividades economicas .7

5 CONCLUSÃO........................................................................................................8.9

6 REFERENCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

A presente produção textual foi elaborada de forma conceitual, teórica e pratica, com embasamento em pesquisas e opiniões sobre o tema. O trabalho terá seu inicio com um detalhamento sobre a importância de uma empresa de capital aberto de estar aderindo a algum benchmark, um bom exemplo que é o ISE-BOVESPA.

Uma breve tentativa de nos colocar onde deveríamos estar que é exercendo o papel de fiscal quanto as atitudes dos governantes já que a lei de responsabilidade fiscal foi criada para nos dar esse aval. Passando com alguns conceitos práticos e teóricos sobre o crescimento e expansão da construção civil, do agronegócio e também com sua devida importância sobre o crescimento do terceiro setor.

O fechamento encontrará uma breve conclusão sobre tudo o que será desenvolvido neste trabalho, a pesquisa junto a empresas, sites de opiniões e órgãos, concluindo com as considerações do autor do mesmo. Para melhor entendermos vamos ao trabalho.

2 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:

2.1 ISE-BOVESPA:

2.1.1 O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador composto de ações emitidas por empresas que têm alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social. Sua atual carteira reúne 43 ações emitidas por 34 empresas de 14 setores, que somam R$ 700,7 bilhões em valor de mercado. Desde 1º de dezembro de 2005, quando foi criado, até 9 de agosto de 2007, teve valorização acumulada de 63,3%. Este ano o índice valorizou 13,9% até o momento. O ISE tornou-se benchmark (marca de referência) para o investimento socialmente responsável e um indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. É calculado pela Bovespa em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista.

2.1.2 As vantagens de integrar o índice são muitas, tanto por parte das empresas selecionadas que ganham o status de referência no assunto em seu setor de atuação, agregando valor a sua marca, quanto aos investidores que se beneficiam na medida em que o ISE exige um grau elevado de qualidade de Governança Coorporativa, o que garante a certeza de um investimento mais seguro.

Embora ainda não tenha atingido sua maturidade, o ISE deverá ter um futuro promissor como mostra a experiência internacional, já que os papéis listados no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) superam em rendimento os do Índice Dow Jones tradicional desde o ano 2000.

3. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:

3.1 A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – Lei Complementar nº 101 – entrou em vigor em 4 de maio de 2000. Ela vem regulamentar a Constituição Federal no que diz respeito à Tributação e Orçamento (Título VI) e atender ao artigo 163 da Constituição Federal que diz:

Esta lei prevê, portanto, um mecanismo de maior controle nas contas públicas: passa a haver maior rigor para que o governo não contraia empréstimos ou dívidas. É um mecanismo de fiscalização e transparência.

Há alguns instrumentos preconizados pela LRF para o planejamento do gasto público, que são: o Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçementária Anual – LOA.

A LRF busca reforçar o papel da atividade de planejamento e, mais especificamente, a vinculação entre o planejamento e a execução do gasto público.

Um objetivo muito importante desta lei é a Responsabilidade Social. A partir destes objetivos são previstas:

• A participação popular na discussão e elaboração dos planos e orçamentos já referidos;

• A disponibilidade das contas dos administradores, durante todo o exercício, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade;

• A emissão de relatórios periódicos de gestão fiscal e de execução orçamentária, igualmente de acesso público e ampla divulgação.

4.AGRONEGOCIO,CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR: 4.1 AGRONEGOCIO, QUASE A METADE DA EXPANSÃO DA ECONOMIA DESTE ANO VIRÁ DO AGRONEGÓCIO, QUE TEM COMO CARRO-CHEFE A SOJA. COM RECORDES SEGUIDOS DE PRODUÇÃO, O GRÃO DEVE LEVAR O PAÍS A UMA POSIÇÃO INÉDITA.

Na safra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com