TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 11

CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade Gerencial no processo decisório

TOLEDO - PR

2011

INTRODUÇÃO:

O Aumento da concorrência e a escassez de recursos disponíveis têm contribuído para as constantes mudanças na gestão dos negócios. Com isso, acentua-se a necessidade de informações que auxiliam os administradores nas tomadas de decisão.

A contabilidade Gerencial vem preencher essa lacuna produzindo informações objetivas, úteis e relevantes através da combinação da contabilidade financeira com varias áreas do conhecimento de negócios.

CONTABILIDADE GERENCIAL

A contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Mesmo nas economias mais simples, é necessário manter a documentação dos ativos, das dívidas e das negociações com terceiros. O papel da contabilidade torna-se ainda mais importante nas complexas economias modernas. Uma vez que os recursos são escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas e para identificá-las são necessários os dados da contabilidade.

Em sentido amplo, a contabilidade trata da coleta, apresentação e interpretação dos fatos para os usuários internos. Usa-se o termo “Contabilidade Gerencial” para descrever essa atividade dentro da organização.

Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem o objetivo de fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais: facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e auxiliar empresários nas tomadas de decisão, proporcionando um melhor gerenciamento.

A contabilidade gerencial deve fazer conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da

empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois premia as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual é o melhor caminho para a empresa.

Os executivos dos mais altos níveis da empresa recebem informação gerencial contábil que resume as transações e eventos que ocorrem com cada operador, clientes e níveis departamentais, eles usam estas informações para apoiar decisões que tem conseqüências em longo prazo para a empresa. Normalmente os executivos recebem a informação gerencial contábil com menor freqüência, já que utilizam para decisões estratégicas em vez de usarem-na para decisões operacionais.

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade financeira são as informações econômica dirigidas a uma clientela externa: acionistas, institucionais, financeiras, fornecedores. Tem por objetivo respostas desempenho passado com finalidades externas; contratos com proprietários e credores sua temporalidade é histórica; passada.

Já a contabilidade gerencial são as informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela interna: funcionários, gerentes, executivos. Considerada dados históricos e estimados objetivando planejamento de operações futuras.

CONTADOR GERENCIAL

Muito embora, o papel do contador no Brasil ainda esteja em transição, podemos destacar, sua importante influência nas decisões especiais de uma empresa. Muitos gerentes querem que o

contador ofereça sugestões sobre uma decisão mesmo que a decisão final sempre pertença ao executivo operacional.

Como principais características do contador gerencial temos a precisão e defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o Controller forneça dado e números precisos e, pertinentes á decisão que será tomada.

Pelo fato de as informações contábeis se apresentarem baseadas em critério e relatórios contábeis pré-estabelecidos, cabe ao profissional da contabilidade estudar formas diferenciadas de manusear e apresentar uma melhor compreensão dos fatos ocorridos com o propósito de facilitar evidenciar o processo decisório.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

A informação é uma poderosa ferramenta de gestão a disposição da organização, podendo-se, a partir dela, traçar um planejamento estratégico adequado.

Com isso, os administradores gestores necessitam investir e promover o desenvolvimento do sistema de informação, para que estas sejam utilizadas nos processos decisório de uma organização, formando, assim, base de dados capaz de gerar estratégias diferenciadas para enfrentar seus concorrentes, fornecer informações oportunas e precisas para facilitar os controles de custos, para medir e melhorar a produtividade e para a descoberta de melhores processos de gestão.

O sistema de informação gerencial (SIG) tem como definição a determinação de informações pertinentes ao gerenciamento organizacional, prestando, portanto, importantes subsídios ao processo decisório, uma vez que a relevância dessa informação esta intimamente ligada às estratégias dos negócios.

O SIG atrelado a sistemática do processo interativo torna a Contabilidade Gerencial um método totalmente eficaz na determinação de processos decisórios, pois envolve não só um apanhado de informação contábil palpáveis, como também a participação direta dos colaboradores e dos gestores ativos no decorrer do processo. Assim, pode-se dizer que a Contabilidade concentra toda a história da empresa através de registros de dados, através de seus relatórios gerencias através do uso interativo na conduta diária da empresa e, juntamente com um avanço da tecnologia, as rotinas contábeis começam a auxiliar os gestores na tomada de decisão.

CONTABILIDADE GERENCIAL NO PROCESSO DECISÓRIO

A empresa está em constante mutação decorrente da interação com o meio ambiente, desejando sair de uma situação atual já conhecida para uma situação futura objetivada. Desta maneira, os gestores orientados pela missão da empresa tomam decisões baseadas em modelos de decisões e informações (SIG); por sua vez, essas decisões dizem respeito ás ocorrências (evento) relacionadas aos recursos, produtos e serviços que alteram as situações operacionais e, econômica da empresa.

[pic]

O objetivo desse sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com