TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial X Financeira X Societária

Trabalho Escolar: Contabilidade Gerencial X Financeira X Societária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  5.859 Visualizações

Página 1 de 3

A Contabilidade é pautada em três principais seguimentos, mais concretamente a Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira ou Societária e a Contabilidade de Custos. É objetivo deste trabalho apresentar uma breve definição desses ramos e mostrar suas principais características (diferenças).

A Contabilidade Gerencial é uma ferramenta administrativa de gestão e pode ser caracterizada como um enfoque as várias técnicas e procedimentos contábeis tratados na Contabilidade Financeira e na Contabilidade de Custo, ou seja, utiliza um conjunto de informações já existentes na Contabilidade Financeira e na Contabilidade de Custos. Ela começa ao termina dessas duas últimas contabilidades citadas. As principais técnicas que a contabilidade utiliza para demonstrar sua importância e finalidades são: escrituração, demonstrações contábeis, análise das demonstrações contábeis, auditoria e perícia. Colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório. Ela é necessária para qualquer entidade, porém não é obrigatória. A Contabilidade Gerencial trabalha em função de reduzir custos. Podemos definir como seus principais aspectos o foco no processo de tomada de decisão dos usuários internos, devendo atender a todas as pessoas dentro da empresa e em qualquer nível hierárquico, é mais analítica, mais detalhada que a contabilidade financeira que apresenta seus relatórios aos usuários externos de forma sintética, não tem modelo específico de relatórios, não está ligada aos princípios da contabilidade e possui liberdade no uso de critérios.

A Contabilidade Financeira ou Societária é a contabilidade obrigatória a todas as entidades para fins societários e tributários e está estruturada em cima dos princípios contábeis geralmente aceitas (PCGA) e regulamentadas pela legislação comercial e tributária. Em razão de sua obrigatoriedade é regulada por órgãos governamentais e normatizada por entidades de classe. Diferentemente da Contabilidade Gerencial, é obrigatória em todas as entidades e está essencialmente ligada aos princípios da contabilidade geralmente aceitos. Já a Contabilidade Gerencial está ligada à necessidade de informações para planejamento, controle, avaliação de desempenho e a tomada de decisão. A Contabilidade Financeira é destinada tanto ao público interno (Gerentes, Diretores e Funcionários) quanto ao público externo (Governo, Investidores e Fornecedores), e é utilizada para fins fiscais, societários e regulatórios.

A Contabilidade de Custos produz informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. Ela alimenta com dados e informações a Contabilidade Gerencial e Financeira, e ao fornecê-los devem obedecer rigorosamente aos princípios da contabilidade. É destinada ao público interno e igualmente a Contabilidade Financeira é obrigada a seguir os princípios contábeis. Já a Contabilidade Gerencial, como já mencionado, não obedecem necessariamente aos princípios contábeis.

Neste trabalho foi abordado as principais características da Contabilidade Gerencial, Financeira e de Custos e conclui-se que a Contabilidade de Custos geram informações ligadas aos custos e a definição dos preços dos produtos e que serão utilizadas pela Contabilidade Financeira e Gerencial. Servem de subsídios para a elaboração das demonstrações e dos balanços contábeis, que por sua vez serão analisados de forma mais analítica pelos gestores das entidades para a tomada de decisão. Já Contabilidade Financeira permite aos usuários internos e externos, através destas demonstrações e balanços, avaliar a situação econômica e financeira da empresa, ou seja, se está tendo condições de saldar seus compromissos e se está dando o lucro e o retorno esperado. Já a Contabilidade Gerencial, além dessas avaliações, também possui outros objetivos, aos usuários internos, como informações para o planejamento financeiro, tomada de decisões e projeções de lucro e fluxo de caixa. O ideal é que as entidades possuam também a Contabilidade Gerencial, pois é através deste ramo da Contabilidade que os gestores podem realizar análises futuras de investimentos e, através de uma análise mais detalhadas das demonstrações, definir qual rumo e quais principais investimentos serão realizados.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »