TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial E Financeira

Artigo: Contabilidade Gerencial E Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

2.2.1 Funções da Contabilidade Gerencial

A principal função da Contabilidade Gerencial é ser utilizada como ferramenta no auxilio da tomada de decisões, assegurando que as informações chegaram às pessoas certas no tempo certo. Além disso, é responsável pela criação de planejamento com o objetivo de controlar de forma correta as atividades da entidade e organizar o sistema de gerência, fazendo, assim, com que a administração tenha conhecimento dos fatos ocorridos na instituição, e seus resultados.

Ricardino afirma (2005):

“O ponto fundamental da Contabilidade Gerencial é o uso de informação contábil para a administração, pois os dados contidos em seus relatórios propiciam fortes influências no planejamento estratégico empresarial, portanto todo tipo de empresa deve utilizar a contabilidade gerencial para direcionar seus negócios presentes e futuros e para que isso ocorra é necessário um sistema gerencial eficaz. O profissional contábil que exerce a função gerencial recebe o nome de controller, e este não se prende totalmente aos princípios tradicionais aceitos pelos contadores.”

Para que o processo da tomada de decisão seja alcançado, é necessário que se passe por algumas fases, que possuem a informação contábil como fator de muita importância. Essas fases são a definição do problema, obtenção de fatos, formulação de alternativas, ponderação e decisão final. A escolha da ação mais adequada finaliza o processo.

Para a gestão de negócios, a Contabilidade Gerencial é uma ferramenta de extrema necessidade, pois, por ser um processo complexo, pode descomplicar se tiver uma contabilidade adequada.

Crepaldi menciona (2011, p.15) “uma das técnicas utilizadas para auxiliar no avanço competitivo é o uso do sistema de informações, oferecendo as empresas relatórios gerenciais com informações que auxilie no processo de gestão criando vantagens competitivas no mercado concorrente”.

Por esse motivo, os gestores das micro e pequenas empresas devem utilizar as informações geradas pela escrituração contábil e tomar as decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz; aumentando a competitividade.

2.2.2 Funções da Contabilidade Financeira

São funções da Contabilidade Financeira a elaboração das demonstrações financeiras, observação dos princípios contábeis, apuração do custo das mercadorias vendidas, uso da Contabilidade de Custos para apuração, ênfase na Análise Financeira em detrimento da Análise Contábil, uma vez que não há a preocupação da qualificação científica do patrimônio.

A Contabilidade Financeira é caracterizada por, segundo Fabio Frezati (1989 apud IASB) “dar informações sobre a posição financeira, os resultados e as mudanças na posição financeira de uma empresa que sejam úteis a um grande número de usuários em suas tomadas de decisão”, facilitando a análise financeira para usuários externos. Isso é feito através de relatórios que vão ajudar na tomada de decisão da empresa por parte dos seus gestores e vão mostrar a real situação da empresa em um aspecto geral.

De acordo com Hoji

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com