TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdos e métodos das ciências sociais

Pesquisas Acadêmicas: Conteúdos e métodos das ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.763 Palavras (20 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 20

CIÊNCIAS SOCIAIS

São Sebastião - Distrito Federal, novembro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Raioneide Alves de Sousa,

RA

Marisélia Tereza de Oliveira

RA:

Ellen L de Santana

RA:

Nair L da Rocha Santana

RA:

Patrícia Pereira Coelho

RA-

Sumário :

Introdução ---------------------------------------------------------- pág: 4 .

Etapa 1 ------------------------------------------------------- pág : 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Etapa 2 ----------------------------------------------------- pág : 11, 12, 13, 14.

Etapa 3 ---------------------------------------------------- pág : 15, 16, 17.

Etapa 4 ----------------------------------------------------- pág: 18, 19.

Anexo --------------------------------------------------------pág. 20 .

Conclusão ---------------------------------------------------------- pág.21.

Referências bibliográficas--------------------------------------- pág : 22.

Introdução

Ciências Sociais é o

estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investigam as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

Ciências Sociais é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.

Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e o survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas etc.

Etapa 1

Cultura

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes

atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

A cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

Alguns exemplos:

Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena.

Os vários tipos de cultura. Cultura na Filosofia, Cultura na Antropologia, Cultura Popular.

Na cultura européia ocidental, o ato de comer é feito com garfo, faca e colher. Excetuando-se os cerimoniais, não há

ordem estabelecida para sentar-se à mesa. Na China o costume é comer sentado. No interior do nordeste é costume comer utilizando-se os dedos. Se junta um punhado de comida, em geral com farinha e com os dedos leva ate a boca. Hábitos diferentes que naturais em seus contextos, podem ser mal interpretados fora deles. Assim, comer com a mão pode ser uma falta de educação, comer com colher pode ser coisa de pobre ou comer com garfo e faca ou palitos pode parecer estranho a quem não tem este hábito.

Indivíduo

Indivíduo é todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

Em biologia, indivíduo é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com