TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria Como Ferramenta Financeira E Orçamentaria

Monografias: Controladoria Como Ferramenta Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 2

Delimitação do Tema

A Controladoria deve promover a eficácia organizacional, viabilizar a gestão econômica financeira e participar ativamente do planejamento e controle das operações, desta forma, enquanto área responsável por suprir as necessidades informativas dos gestores de uma organização, necessita fazer uso de uma metodologia de trabalho que lhe permita desenvolver esta atividade de forma mais dinâmica e econômica possível.

Com isso, a Controladoria é vista como área de integralização/integração formalizada nas áreas Administrativa, Contábil e Financeira da estrutura organizacional, voltada ao apoio e coordenação informacional do processo de gestão, condizentes com as transformações observadas no processo decisório.

Formulação do Problema (Problematização)

O tema proposto abrange o estudo da Controladoria. Para sobreviver, as empresas precisam ser competitivas nos negócios, devido a concorrência e as grandes mudanças no mercado atual. Com isso, há uma maior necessidade de controle empresarial, que deve ser permanente. Neste ponto entra a figura do orçamento, que deve ser seguido a fim de não ser extrapolado em seus respectivos valores.

Hipótese

A Controladoria deve considerar todos os setores da organização, uma vez que estes se auto relacionam para forma o sistema maior que a organização.

Com isso, devemos considerar uma definição de uma equipe estratégica, onde a mesma será responsável pela elaboração e utilização do planejamento organizacional, onde devem estar em fina sintonia com a cultura organizacional, estrutura da empresa e atento aos fatos internos e externos que possam vir a influenciar as tomadas de decisões, pois, será através dessa visão holística, que será possível formular um planejamento orçamentário e financeiro, a fim de cooperar no desenvolvimento organizacional.

Objetivo Geral

Demonstrar a função da controladoria como integração entre as áreas Financeiras.

Objetivos Específicos

- Enfatizar a importância que a controladoria exerce nas funções gerencias, suas ferramentas, seu papel e a forma como é utilizada.

- Analisar a participação da Controladoria em todas as etapas da gestão empresarial, destacando sua missão e seus objetivos, assim como sistemas de informações e controles gerenciais.

- Propor uma analise correlacionando a importância da Controladoria nas atividades que permeiam e que são executadas nas áreas financeiras.

Justificativa

Sob todos os aspectos da vida humana e durante todos os tempos a questão da tomada de decisão sempre esteve presente no dia-a-dia do homem. O ato de decidir esteve associado ao misticismo, à filosofia, à ciência, às disciplinas matemáticas e de engenharia e finalmente as disciplinas gerenciais. A possibilidade de prever o futuro e assim tomar uma decisão acertada sempre foi objeto da ambição humana.

Para que possa medir a eficiência organizacional, é necessário que empresa possua uma estrutura de acompanhamento e controle eficaz com padrões preestabelecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com